fbpx

A Física do ENEM: O que é realmente cobrado?

Estamos chegando à etapa final da preparação para a prova do ENEM que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro e, talvez, você esteja se perguntando: Será que realmente estou preparado para o exame? O que eu realmente preciso saber para obter sucesso no ENEM?

Antes de tudo, precisamos avaliar sob que contexto o ENEM é estabelecido e o que ele espera do aluno na hora da prova.

Todas as provas do ENEM são elaboradas visando à capacidade de analisar criticamente os assuntos abordados e extrair o máximo de informações possíveis das questões, a fim de se chegar ao resultado da questão objetiva. Falando de Física, a prova requer a capacidade de relacionar física teórica e realidade, de forma a aplicar o saber intuitivo às disciplinas que foram lecionadas no Ensino Médio. Sabendo disso, é essencial que o aluno abandone o hábito de apenas memorizar fórmulas e que priorize a compreensão dos fenômenos físicos e deles consiga extrair os conceitos fundamentais.

Nos últimos anos, o exame tem dado preferência às questões que envolvem a parte de energia, por exemplo. Um dos assuntos mais cobrados, nesse tópico, é geração e transmissão de energia e como fazemos uso dessa energia em nossas casas. Esse aspecto do exame revela que a prova de Física busca fazer a conexão da disciplina com a realidade do aluno e seu dia a dia. Portanto, fique tranqüilo! Esqueça as inúmeras listas de fórmulas e as famosas decorebas, pois o que o ENEM quer de você é a capacidade de interpretar fenômenos que fazem parte da sua realidade não conceitos que fogem do que você viu na escola.

Quer algumas dicas para se dar bem na hora da prova?

 

  • Priorize os conceitos fundamentais
  • Estude gráficos, notação científica e ordem de grandeza
  • Memorize os conceitos fundamentais da mecânica, como velocidade e aceleração
  • Estude – com calma – a conservação de energia
  • Foque nos fenômenos elétricos e magnéticos e suas leis fundamentais
  • Termologia, óptica e ondas também caem bastante! Entenda seus princípios!
  • Física Nuclear é um tema bastante abordado diante do contexto mundial que envolve os testes nucleares feitos pela Coreia do Norte nos últimos anos

 

          Como última dica, o aluno deve lembrar-se da interdisciplinaridade das questões, ou seja, uma questão de Física pode envolver conceitos de Química ou até mesmo Biologia. Desse modo, a física poderá ser cobrada em meio a situações cotidianas de diferentes áreas, por meio de gráficos, tabelas, notícias, etc., cabendo a você interpretá-las, para, assim, aplicar os conhecimentos físicos básicos. Se surgirem dúvidas, não se esqueça de chamar seu amigo professor! Nós podemos ajudar nesta reta final!

PenseBem

Professor Julio Cesar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular