fbpx

O brinquedo “DO MOMENTO”: Hand Spinners

Parece que, a cada dez anos, um brinquedo com propriedades giratórias volta à moda. Foi assim com o pião, a Beyblade e, agora, o Hand Spinner ou Fidget Hand Spinner. Parece também que os nomes vão ficando mais complicados com o tempo. Mas o que é um Hand Spinner ou Fidget Hand Spinner?

Ao contrário do que me referi no início, o Hand Spinner não é só um brinquedo. Foi inventado em 1990 com o intuito de ajudar jovens e adolescentes com dificuldade de concentração, TDAH, autismo ou ansiedade agindo como um instrumento de desafogo de estresse e nervosismo. Apesar de muito contestado, teoricamente, o dispositivo faz com que o cérebro não se desconcentre com o ambiente, deixando-o livre para focar em apenas uma tarefa. Como se fosse um sistema substituto para pessoas que ficam batendo perna, roendo unha, apertando a tampa da caneta e mordendo pequenos objetos.

Desde o final de 2016, o aparelho ganhou extrema notoriedade e tornou-se cada vez mais presente em salas de aulas. Isso gerou algumas discussões sobre  sua eficácia e necessidade para tantos casos assim. Algumas escolas proibiram seu uso nas salas, alegando que os alunos se distraíam tentando inventar manobras com o aparelho. Um pastor paraguaio chegou a afirmar que o dispositivo era demoníaco.

Acreditando ou não na história do pastor, o hand spinner vem causando uma certa polêmica e um prejuízo para o bolso de alguns pais, pois o brinquedo não é barato. Enfim…

Como é possível aprender física com tudo, vou usar o spinners para explicar alguns efeitos físicos que ocorrem.

O primeiro deles é a conservação de momento angular. O momento angular é calculado da seguinte maneira:

Onde  é a velocidade angular, m a massa do corpo, r a distância do eixo de giro (no caso, onde apoiamos o spinner) até um ponto qualquer no objeto. Quando se fala de conservação do momento, dizemos que o momento final () é igual ao momento inicial ():

Se o momento não se perde, sua velocidade angular também não muda. No caso do spinnner, o momento não é totalmente conservado porque há pequenas perdas de energia por meio de som e calor. Mesmo assim, a conservação é o bastante para mantê-lo girando um bom tempo.

Um outro efeito é o efeito giroscópico. Se você inclinar o spinner poucos graus enquanto gira, aparecerá uma força tentando fazê-lo não inclinar. Isso acontece porque um objeto em rotação sempre tende a manter seu eixo de rotação na mesma direção. Um outro detalhe é que, quanto mais rápido o objeto gira, mais estável ele fica. Esse efeito é consequência da conservação do momento angular e também explica por que é mais fácil ficar em pé numa bicicleta em movimento do que ela parada e por que o pião e a beyblade se mantêm estáveis quando estão girando.

Até objetos simples como o Hand Spinner podem ser de grande contribuição na hora de ensinar física, pois ela está em todo lugar e nem sempre é necessário fórmulas complexas e listas de exercícios enormes. Conceitos físicos podem ser aprendidos apenas por observação e experimentação. Grandes teorias nasceram da simples observação de eventos cotidianos. Observe, experimente e ponha em dúvida suas certezas.

PenseBem

Professor Guilherme

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular