fbpx

Os segredos para você tirar um notão na prova de história da UERJ

A Prova de História do Exame Discursivo da Uerj segue um modelo simples de resolução, ou seja, o conteúdo da prova muitas vezes não é o principal problema, e sim o entendimento do que é pedido e a confecção da resposta. Portanto, vamos entender a prova, dividindo-a em três partes:

Comandos de questão – Formulação das respostas  – Conteúdos mais abordados

Comandos de questão

Os comandos de questões servem para direcionar o aluno na produção da sua resposta. Lembrando sempre que o aluno deve responder a questão obedecendo ao comando, pois o que é certo não é necessariamente o que é correto de se responder. Os comandos ajudam a medir a dificuldade da questão, porque alguns são mais trabalhosos do que outros.

  • Cite

Deve ser respondido com a simplicidade que lhe é devida. Ou seja, você não deve tentar resolver esse comando buscando explicar, ou detalhar mais sobre o assunto que foi citado. E não se esqueça de citar somente o que, ou quanto, se pede.

  • Identifique

Assim como o “Cite” o “Identifique” não exige uma explicação sobre o que se pede para identificar.

  • Diferencie

Esse comando exige que você diferencie uma característica, uma função, um fato, um conceito do outro.

  • Descreva

Exige que você descreva, de forma clara, um processo, uma característica, um fato, uma personalidade ou um movimento que está presente na questão.

  • Indique

Pede para indicar um fato, uma característica, uma situação ou seus semelhantes. Pode pedir pra indicar uma diferença ou uma semelhança, variando de acordo com a sequência da questão.

  • Explique

O comando “Explique” pede que esclareça o entendimento sobre um conceito, um fato, uma relação, uma característica, um movimento, entre outros. Procure deixar bem clara sua explicação.

  • Explicite

Esse comando pede que você deixe explícito (“visível”) o que se pede. Sempre lembrar que explicito não pode dar margem para outras interpretações ou outras definições. O que é explicito é claro, e não ambíguo.

  • Aponte

Pede para você indicar e/ou demostrar o que é cobrado na questão, separando o que se pede de todos os outros elementos.

  • Apresente

Esse comando exige que você traga para a sua resposta um elemento que complete uma exigência da mesma. Ou seja, para esse comando, é necessário que você escreva um conceito, uma característica, um fato que determine o complemento da questão.

  • Justifique

Esse comando é um dos mais complexos, porque ele pode pedir para você justificar uma resposta que você mesmo deu, ou pode pedir para você justificar um conceito trazido pelo próprio produtor da questão, ou seja, uma posição desconfortável, já que não foi você quem produziu o enunciado.

  • Relacione

Esse comando costuma ser, sem dúvida, o mais complicado, já que relacionar “coisas” não é só buscar nas mesmas o que elas têm em “comum, mas também saber o que uma “coisa” tem a ver com a outra e/ou como um “coisa” afeta a outra. E essa “coisa” pode ser a que você trouxe para a resposta, ou a que o autor da questão trouxe.

Formulação das respostas

A formulação das respostas é a parte principal do seu vestibular discursivo, pois é o que o avaliador vai levar em consideração. Saber ou não saber o conteúdo não é tão relevante se o que você escreve não atende ao que a banca quer de você. A sua resposta precisa ter um caminho direcionado pelo comando de questão, mas não pode ficar restrita a ele. Ou seja, não é só um escrever o que se pede, mas também como escrever.

Forma insuficiente

Cite dois aspectos do governo Absolutista.

R: Poder nas mãos do rei e mercantilismo.

 

Forma aconselhada

Cite dois aspectos do governo Absolutista.

R: O Absolutismo tinha como um dos seus principais aspectos o poder concentrado nas mãos do rei e o sistema econômico mercantilista.

 

Conteúdos mais abordados

A Era mais cobrada no Exame Específico é a Era Contemporânea, ou seja, a prova da UERJ é muito mais ligada à fase da História que se encontra depois da Revolução Francesa e da Revolução Industrial (que marcam a passagem da Era Moderna para a Era Contemporânea). Apesar disso, algumas questões da prova misturam um pouco as Eras, por exemplo, a única questão da Era Medieval faz uma alusão ao período da Época Moderna, assim como a Moderna mistura alguns períodos da época contemporânea.

Antes de compararmos a participação de cada parte da História, por local, não podemos nos esquecer de que NÃO EXISTE A DIVISÃO NA HISTÓRIA, ou seja, não existe diferença entre história do Brasil e História Geral. Sabendo disso, percebemos que grande parte das questões misturam conceitos da história que se apresenta como História do Brasil e História Geral.

História Medieval

– Revolução Comercial

 

História Moderna

– Expansão Marítima

– Absolutismo

– Sistema Colonial

– EUA

 

História Contemporânea

– Primeira guerra mundial, Período Entre guerras, Segunda Guerra Mundial.

– Guerra Fria

– Era Vargas

– Nacionalismo

– Nazi Fascismo

– Nacionalismo na América Latina

– EUA no século XX

– Relações Internacionais nas Décadas de 1980 e 1990

– Guerra Fria (Final da Guerra Fria)

 

1 Comment

  • Luis

    Excelente texto!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular