fbpx

Quer fazer intercâmbio? Saiba como aproveitar ao máximo!

Hello! Tudo bem? 

Já pensou em viajar para outro país e aprender outra língua? Vamos falar de intercâmbio?!

 

Regra máxima: intercambista não pode dar mole! Tem de aproveitar ao máximo sua estadia no país para aperfeiçoar o idioma que está aprendendo. Pensando nisso que a gente vem trazendo algumas dicas para você não ficar de bobeira e deixar o tempo passar à toa quando estiver lá na gringa. Se liga!

 

Step 1 – Santo de casa faz milagre

Quando a gente pensa que tem que falar o máximo que puder, muita gente acha que a única opção é sair e fazer milhares de amigos. Mas, espera aí, você não quer se expor ao risco de falar errado e acabar sendo gozado por uma galera, né? Uma das opções para não “pagar mico” é sempre colar junto da sua host Family. Para os mais tímidos é sempre uma boa. Com eles, o papo é mais seguro, as correções são sempre tranquilas e a conversa pode durar horas. 

What are the nicest places to go out to? (Quais os melhores lugares para sair?)

Where can I have nice food around? (Onde tem comida boa por aqui?)

Until what time are the buses running? (Até que horas tem ônibus rodando?)

Where do people my age go to?  (Aonde costuma ir a galera da minha idade?)

São eles que vão te informar as coisas mais importantes sobre os costumes locais, os horários, o que fazer em caso de emergências, etc.

 

Step 2 – Faça programas de índio

É muito comum rejeitar de primeira a ideia de fazer tours. Só estrangeiros, aquela chatice, o guia falando aquele inglês lento e bem marcado… Tudo o que você precisa! Pois é, nesses passeios você pode entender o que é falado, acompanhar os gestos e conhecer pessoas que, como você, estão interessadas em praticar o idioma. Claro que, se você topar com um brasileiro, é muito importante deixar bem claro que você está praticando e reservar outro momento para falar em português. Ao guia, faça perguntas sobre a cidade e aproveite para ter informações preciosas.

Where are the best museums and parks? (Onde ficam os melhores museus e parques?)

What are the city events to happen? (Quais são os eventos da cidade?)

Is there any nice concert on the weekend? (Tem algum show legal no fim de semana?)

Where people at my age usually go to have fun? (Onde, geralmente, a galera da minha idade costuma se divertir?)

Com o guia, pode ter certeza que dá pra obter informações bem legais sobre o que acontece ao redor, para todas as idades. 

 

 Step 3 – Conversação de montão

A última dica é um must: procure um curso de que ensine o idioma local para estrangeiros no método “comunicativo”, que é o que se usa aqui para o português como segunda língua. As aulas costumam ser pouco gramaticais e muito mais focadas nas conversações, com proposição de assuntos (topics and themes), atividades de audição e interpretação (listening comprehension), aulas de campo (field classes). Nessas aulas, você pode ter todas as informações de que precisa, além de fazer amigos e ter referências fixas para contato regular. Basta uma semana para já ter algum envolvimento. Mas você também pode fazer um curso mais extenso e aproveitar as atividades que geralmente são oferecidas. 

 

Olha só:

– A Band exibe uma série legal com informações sobre algumas cidades bem conhecidas.

https://www.youtube.com/watch?v=NkpugSJBcO0

Lugares e preços para estudar inglês nos EUA (ESL).

https://studyusa.com/en/schools/categories/14/english-language-esl/

 

Bateu vontade? Ansiedade? Certamente essas dicas são valiosas. Aproveite!

Até a próxima! Bye, bye!

Professor Antônio

 

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular