fbpx

Como a Análise Dimensional pode ajudar você a garantir sua vaga no ENEM!

O ENEM já está se aproximando, assim como o tempo de finalização dos estudos. Foi um ano de muita dedicação e compromisso por parte de alunos, professores, escolas e famílias, e já está na hora de colher os frutos de tanto trabalho duro não é mesmo?

Física é uma das disciplinas que mais exige do aluno, pois demanda que o mesmo tenha a capacidade de raciocínio lógico e de aplicar o conceito de maneira correta e objetiva, considerando o pouco tempo de que se dispõe para resolver a questão (em torno de três minutos). Com o volume de informações que o aluno precisa memorizar, ele pode se perguntar: Será que existe uma forma de saber se o resultado de uma questão está coerente? E a resposta é: Sim! Existe! É só nos lembrarmos da famosa “Prova Real” para as operações elementares em matemática; em Física, existe o que chamamos de Análise Dimensional.

Por intermédio da Análise Dimensional, podemos verificar as possíveis relações entre as grandezas envolvidas num determinado fenômeno. Esta ferramenta nos permite constatar a coerência de uma fórmula matemática, por exemplo, na qual a identidade entre os dois membros da equação deverá ser preservada. Em Física, temos o que chamamos de grandezas fundamentais que são dadas por: massa (M), comprimento (L) e tempo (T), as três mais utilizadas em mecânica por exemplo.

As equações que regem aceleração, velocidade, força, trabalho e energia, potência, pressão, densidade, quantidade de movimento (ou momento linear) são todas estabelecidas em função dessas três grandezas fundamentais, ou seja, o seu resultado deverá obrigatoriamente estar em função de M, L ou T, a partir da análise das unidades que são utilizadas na questão. Vejamos um exemplo simples:

Sabemos que força pode ser escrita como:

F=m.a

Sendo que a massa é dada em kg e a aceleração em metros por segundo ao quadrado. A combinação destas unidades nos levará à composição da Equação dimensional de F

Logo,

[F]=[m].[a]

Sabemos que massa possui dimensão de massa e a ela atribuiremos a dimensão M. A aceleração nada mais é do que um comprimento em metros percorrido em um intervalo dado em segundos ao quadrado. A estes, atribuiremos as dimensões L e T onde:

kg.ms2    ∴    MLT2

Logo, a dimensão de força será dada por,

[F]=MLT-2

O aluno deve perceber que as dimensões atribuídas são coerentes com o resultado que se espera para as unidades que caracterizam o conceito de “força”. Obter algo no resultado diferente desta configuração já funcionaria como um indicativo para o aluno rever a questão e procurar seu erro. A análise dimensional pode parecer complexa num primeiro momento, mas pode ser a diferença entre você ser aprovado ou não naquela tão sonhada vaga.

Procure seu professor particular e peça mais informações sobre como usar essa ferramenta tão importante, e arrase no ENEM! Um abraço!

Professor Julio

PenseBem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular