fbpx

Tema de Vestibular UERJ: Febre Amarela na Biologia

Um tema que está muito em evidência, devido ao seu surto nos últimos meses, é a Febre Amarela. Como conhecimento necessário e prático, tem sido cobrado e isso pode se repetir, claro! Fique de olho!

(UERJ 2014) Atualmente, a varíola está erradicada no Brasil, mas a febre amarela apenas em algumas partes do país. No Rio de Janeiro, ainda existe a preocupação com o retorno desta doença. Cite o agente etiológico da febre amarela e indique como ela é transmitida ao homem. Explique, também, por que, na cidade do Rio de Janeiro, há possibilidade de retorno da febre amarela.

O agente etiológico da febre amarela é um vírus transmitido ao homem pela picada de mosquito, dentre eles o Aedes aegypti, que também é o transmissor da dengue. Como existem focos de Aedes no Rio de Janeiro e adjacências, é possível, caso alguma pessoa chegue à cidade com febre amarela, que o vírus da doença se dissemine.

E mais recentemente:

(UERJ 2018) Desde o começo de 2017, tem-se verificado no Brasil o maior surto de febre amarela das últimas décadas. Sabe-se que, para acompanhar a disseminação dessa enfermidade, é importante monitorar populações naturais de macacos. Aponte uma razão para que esse monitoramento seja realizado. Explique, ainda, por que a febre amarela ocorre frequentemente em regiões tropicais.

Umas das mais importantes razões do monitoramento dos primatas é que sua morte pode indicar a presença do vírus da febre amarela na região. — Lembrando que eles não são os responsáveis pela transmissão da doença aos humanos!!! — A febre amarela ocorre em regiões tropicais, pois elas são quentes e úmidas, assim, favorecendo a proliferação do mosquito que transmite a doença.

Anote algumas dicas de estudo sobre esse tema:

  • agente etiológico;
  • relação primatas x humanos;
  • relação dengue x febre amarela e seus sintomas.

Bons estudos!  Até a próxima!

Professora Michele

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular