fbpx

Os dez dias que abalaram o mundo

Em termos históricos, o ano de 2017 parece altamente simbólico. Comemora-se os 100 anos da Revolução Russa, acontecimento profundamente importante na configuração do mundo que conhecemos hoje. Na marcante descrição do jornalista americano, John Reed, que testemunhou a eclosão do processo revolucionário, em outubro de 1917 as bases da realidade de então foram sacudidas: eram os tais “dez dias que abalaram o mundo”!

Por essa data histórica, em diversos países, intelectuais e ativistas realizam atividades que buscam elucidar algumas questões: Quais os legados da Revolução Russa ao mundo? O que apreender do que foi esse processo histórico? De fato, não existe uma resposta simples. Mas, pensando em especial no vestibular, a importância e impactos no que estudamos como esse longo século XX são latentes.

É impossível entender a nossa história sem ter em vista a influência que esse processo revolucionário teve. Derrubar a secular autocracia do czarismo russo, sobreviver às investidas das potências ocidentais em uma guerra civil e inaugurar a primeira experiência socialista da História, por si só, já seria um fato digno de nota. Todavia, os desdobramentos da tomada do poder pelos bolcheviques vão muito além de 1917.

A vitória da revolução e, posteriormente, a constituição da URSS colocam em outro patamar as disputas internacionais ao longo do mundo. Nas décadas de 1920 e 1930, a narrativa nazifascista colocará significativo peso na lógica anticomunista – e, de fato, foi para diversos setores da burguesia a saída para frear o avanço vermelho na Europa – ou mesmo o papel decisivo dos soviéticos na derrota das forças do Eixo, sobretudo, após a Batalha de Stalingrado (1943) durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Não obstante, a lógica fundamental da Guerra Fria (1947-1991) é a polarização internacional, tendo o lado soviético enquanto ator essencial. Acontecimentos esses que impactaram decisivamente a realidade brasileira: é impossível entender a história do Brasil sem pensar os desdobramentos de 1917 por aqui também.

Portanto, percebemos que as mobilizações dos operários, camponeses e soldados sob os slogans de “Pão, Paz e Terra” e “Todo poder aos Sovietes”, em 1917, realmente abalaram o mundo? Esse foi um ano decisivo! Dessa forma, o Centenário da Revolução Russa nos instiga a pensar e problematizar diversas questões e as respostas seguem caminhos dos mais variados. Esperamos que o fato de esse evento histórico completar um século neste ano de 2017 seja lembrado no Enem. De toda forma, o outubro de 1917 ficou marcado e é peça fundamental para entendermos a história do mundo que vemos.

Bons estudos!

Professor Edilson

PenseBem

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular