Como vencer a dificuldade de interpretar um texto na hora da prova?
Segundo o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), quase 43% dos estudantes avaliados sequer alcança o nível 2, de um total de 6, o que significa que são apenas capazes de lidar com enunciados simples e não conseguem aplicar o conhecimento teórico aprendido em seu cotidiano. Ficamos abaixo da Tailândia e da Romênia, por exemplo. A chapa é quente, malandragem. Mas e aí, como é que se resolve isso? Vamos estudar!
Abaixo, você encontra algumas chaves para uma leitura mais eficiente, não apenas dos textos literários e jornalísticos, mas dos enunciados de qualquer questão, em qualquer prova que vá fazer. É fundamental compreender os comandos para realizar o que estão pedindo, assim como fazer a justa interpretação, a fim de construir uma expressão exata do seu conhecimento. Dá uma conferida nas dicas, família.
1) Compreender e interpretar são duas coisas diferentes
Se a pergunta é sobre o que sugere, o que informa, o que está de acordo com, ou o que afirma o autor, então estamos falando de compreensão e a resposta está no próprio texto. Se a pergunta é sobre o que se infere, o que se depreende, conclui, o entendimento, a pretensão ou o que o escrito possibilita, então estamos falando de interpretação e a resposta está no conhecimento do aluno.
2) Não tem como interpretar sem compreender
Seu primeiro passo é ler o texto inteiro e depois produzir uma nota com um resumo da sua compreensão. Exemplo: “Fala sobre a criminalidade no Rio de Janeiro, utilizando estatísticas e casos publicados na mídia, para pontuar que está ocorrendo um aumento da violência na cidade”. A partir da síntese, fica mais fácil estabelecer relações. No caso, é possível relacionar a ideia de aumento da violência com a contrastante informação do próprio Secretário de Segurança Pública, de que temos o menor índice de homicídios em 24 anos.
3) O que é relacionar e como se faz isso?
Relacionar uma obra ou um trecho dela é ligar suas características a outros elementos que não estão colocados ali, mas aos quais se pode chegar. Em um de seus versos, Alphonsus de Guimaraens menciona uma “catedral ebúrnea”. Se vamos compreender essa imagem, então vamos falar de “uma construção religiosa na cor branca” e ponto. Se vamos interpretar essa imagem, podemos fazer a relação do “branco” com a “pureza”, como da “catedral” com a “influência do catolicismo na poesia do autor”.
Se você seguir as dicas, não tem erro, será sucesso total. Leia com tranquilidade, respire corretamente, esteja confortável e, simplesmente, controle sua vontade de fazer outras coisas. Tudo tem seu tempo. Na hora da leitura, não dá para ter outra coisa em mente, apenas o texto. Jogue fora todo e qualquer pensamento e se entregue!
Professor Antônio