fbpx

Geografia: questão de prova da UERJ

Oi, pessoal, tudo bem?  Vamos falar de UERJ e Geografia? Neste ano, como já era esperado, os problemas urbanos sociais e ambientais foram tema. Mas vamos dar uma olhada em uma questão bem importante do 2º Exame de Qualificação do Vestibular 2015.

A questão 55 era composta por um texto-base e um enunciado sobre problemas ambientais nas grandes metrópoles.

55) Para evitar novos flagelos

Os eventos extremos de curta duração, como as chuvas intensas que caíram sobre São Paulo e outras cidades brasileiras com suas trágicas consequências, vão se intensificar com as mudanças climáticas em curso há algumas décadas. “Na década de 1930 e, se formos um pouco mais atrás no tempo, no século XIX, não ocorriam tantos eventos extremos de chuva como acontecem hoje na cidade de São Paulo”, diz Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. “Isso é mudança climática, não necessariamente provocada pelo aquecimento global”, ressalta. O mais provável é que a maior parte dessa mudança climática tenha origem na própria Região Metropolitana de São Paulo.  

Dinorah Ereno Adaptado de revistapesquisa.fapesp.br, 26/05/2010.

Considerando a dinâmica ambiental de grandes metrópoles, como São Paulo, as circunstâncias locais para a elevação do índice de chuvas apontada no texto estão relacionadas ao fenômeno de:

(A) ilha de calor (B) inversão térmica (C) campo de vento (D) precipitação ácida

 

Vamos começar a pensar nas respostas…

Sabemos que grandes cidades, como São Paulo, são extremamente complexas em relação a problemas ambientais, devido à quantidade de poluição que as mesmas produzem. Porém, o que estamos procurando na resposta?

O problema ambiental característico nas metrópoles que aumente a quantidade de chuvas.

– Precipitação ácida ou chuva ácida é a combinação entre poluição (CO2) e água, formando assim um composto químico (H2CO2) acido carbônico. Esse composto químico corrói estátuas e danifica estruturas a longo prazo, porém não é relacionado com o aumento do índice, então, NÃO É ESSA.

– Campo de Vento: o que é isso? É apenas o caminho que o vento percorre, então, TAMBÉM NÃO É ESSA.

– Inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre em qualquer parte do planeta, é a troca de camadas de ar quente e fria.

arfrio

Portanto, não tem ligação com o aumento das chuvas. Portanto, não é essa alternativa também!

– Ilhas de Calor correspondem ao aquecimento anormal das áreas centrais das grandes cidades devido à grande poluição e alto número de construções. Quando o ar úmido encontra as ilhas de calor, ele é levado para a parte alta e, assim, se resfria a ponto de condensar e ser transformado em chuva. Quando esse ar quente e úmido encontra o ar frio e úmido, é criada uma área de instabilidade responsável por tempestades.

Podemos afirmar, então, que as Ilhas de Calor influenciam diretamente o aumento de chuvas nas metrópoles. Então, chegamos à resposta!

LETRA (A)

Gostou da resolução? É importante sempre observar todas as alternativas, mesmo que a resposta pareça evidente.

Deixe aqui seu comentário ou dúvida. Até a próxima!

Professor Renato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular