Vestibular UERJ 2016: Questão 53 de História
Gabarito: B
Como de praxe na UERJ, a banca costuma tratar dos assuntos que envolvem a política da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), utilizando recursos gráficos interpretativos, como as charges para que o candidato reflita sobre o momento histórico em questão.
Partindo do geral para o específico, a banca quer que o aluno recorde a característica partidária nos governos militares e a divisão maquiada entre os dois partidos políticos (bipartidarismo) que permaneceram durante o período da Ditadura Militar. Sendo o ARENA a situação, e o MDB, uma oposição consentida e restrita.
Entretanto, a questão faz menção, também, a um dos momentos mais marcantes do período da ditadura militar – o início do processo de abertura LENTA e GRADUAL da política, a chamada Distensão Política, causada pelas oposições no Brasil, a partir de meados da década de 70, mais precisamente no governo do General Geisel (1974-1979).
O Governo de Geisel foi marcado por momentos de abertura e de medidas repressivas – levando, para o Congresso e os partidos políticos, os debates populares e, ao mesmo tempo, a retirada gradual da censura à imprensa. O resultado dessas medidas aparece nas eleições de 1974 com uma grande vitória da oposição, conforme vemos na charge da questão.
Professor David