fbpx

Você sabia que fazer capoeira já foi considerado crime?

Olá, pessoal. Vamos falar de capoeira?

Não como um simples esporte ou cultura, pois é um pouco de cada coisa.

No passado, era um fenômeno social. Hoje, um traço cultural marcante da brasilidade e também presente em quase todos os países do mundo. Apesar disso, já foi considerada um exercício criminoso.

Dois fatos políticos importantes circundam a cena histórica brasileira que tentaremos remontar: a Abolição e a Proclamação da República. Estes dois acontecimentos se relacionam com a criminalização da Capoeiragem, como chamavam naquela época.

Se considerarmos a capoeira como uma luta social escrava, poderemos constatar que ela já era proibida antes mesmo de ser citada em um código penal, especificamente. Ou seja, a repressão é anterior à República. Para ficar claro: a palavra “capoeiragem” só foi descrita no código penal de 1890. Dessa maneira, o Código Penal do Império do Brasil, de 1830, não continha penas para os capoeiristas, sendo enquadrados no capítulo dos vadios e mendigos.

A capoeira sempre representou um perigo à sociedade vigente, pois transformava o corpo de um negro escravizado ou livre em uma arma. Em outras palavras, uma luta corporal que fortalece e ensina a derrubar seu adversário pode ser extremamente perigosa para o regime escravocrata baseado na opressão e violência racial.

Com o fim da escravidão e o início da República, a capoeira é inserida formalmente, “com todas as letras”, no Código Penal dos Estados Unidos do Brasil, através do decreto de 11 de outubro de 1890, que assim dizia:

Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominação capoeiragem; andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor ou algum mal (…)

Interessante, não é mesmo? Quer saber mais curiosidades e temas históricos? Fique ligado no blog da PenseBem, vem muito mais por aí. Este foi apenas o primeiro de 2016!

Axé e sorte!

cativeiro-carioca-livro

Cativeiro Carioca

Livro escrito pelo professor

Gabriel Siqueira

 

 

Professor Gabriel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular