5 dicas para melhorar seu churrasco
Muitas vezes, durante a aula de física da escola, enquanto o professor cita fórmulas complexas e teoremas sem pé nem cabeça no quadro de forma monótona, nós fazemos as seguintes perguntas: O que isso significa? Para que vou usar isso na vida? O que isso tem a ver comigo, já que sou de humanas? Ou simplesmente abaixa a cabeça e dorme em cima da mochila com o travesseiro dentro. Não é mesmo? Porém, muitos desses teoremas e fórmulas podem ser usados no seu dia a dia e, melhor, sem envolver muitas contas ou até mesmo nenhuma.
Vou listar alguns exemplos de como usar a física a seu favor em algumas situações do cotidiano e também explicar um pouco do fenômeno que ocorre por trás. Como a física é muito extensa, só vou listar os eventos relacionados à parte de troca de calor e condução térmica, ok?
- 1. Minimizar gastos com a geladeira: A geladeira funciona por convecção, mas o que é isso? Convecção é a troca de ar frio por ar quente. Dentro da geladeira, o ar frio se concentra na parte superior, e o quente, na parte inferior. Mas eles não permanecem sempre estáticos. Com o passar do tempo, o ar quente “sobe” e, lá em cima, passa a esfriar. Por causa da sua mudança de densidade, o ar, antes quente e agora frio, “cai” e isso volta a acontecer de forma cíclica. Quando coloca-se algo quente na geladeira ou deixa-se a porta aberta durante muito tempo, uma quantidade grande de ar quente entra e faz com que o motor dela tenha que trabalhar mais para resfriar o ar que entrou, gastando mais energia elétrica. Vamos manter a geladeira fechada!
- 2. Gelar bebidas em grande quantidade: Muitos já devem ter ouvido falar do método para gelar bebidas no isopor em três minutos. Mas, como isso acontece? Ao misturar o álcool no gelo, acaba-se aumentando a capacidade do gelo de receber calor, e da bebida de fornecer calor. Já o sal é responsável por sugar a água do gelo que derrete, fazendo com que evite que haja calor trocado entre o gelo e a água, concentrando apenas a troca entre a bebida e o gelo. Porém, há algumas observações: isso funciona melhor em latas de alumínio do que em plásticos devido ao calor específico; sempre lembre-se de lavar a lata antes de beber, senão a bebida fica com gosto de álcool e sal!
- 3. Gelar bebidas em pequenas quantidades: Uma outra forma de gelar bebidas de forma rápida é revesti-las com papel toalha úmido e colocar no congelador ou até mesmo geladeira (só que irá demorar mais). O principio é o mesmo da dica anterior: o papel toalha é responsável por alterar o calor específico da bebida e fazer com que ela forneça calor mais rapidamente e, consequentemente, esfriar mais rápido. Porém, também existem algumas observações: funciona melhor em latas do que em plásticos, lembre-se de tirar o papel toalha antes de servir a bebida. Um brinde?
- 4. Saco de água dentro da churrasqueira: Sim, pode parece bruxaria, mas isso funciona e ajuda bastante a diminuir a fumaça e o fogo alto da churrasqueira. Basta procurar no Youtube e você verá como é feito. Mas, surgem algumas perguntas… Como o plástico não derrete? Simples, o calor externo faz com que o plástico esquente mas não derreta, pois a água resfria o plástico com a mesma velocidade com que o fogo esquenta. E a água não esquenta? Sim, ela esquenta depois de um tempo, mas esse tempo é muito longo, pois a água não entra em contato direto com o fogo, apenas através do plástico, que não é um bom condutor térmico; além disso, esse tempo é tão longo que o carvão normalmente apaga antes de isso acontecer. Para que serve isso? O fogo da churrasqueira, ao entrar em contato com o saco, passa a gastar muita energia para manter a temperatura. Como consequência, a fumaça da churrasqueira diminui. Isso evita com que seu cabelo fique cheirando a churrasco no fim do dia!
- 5. Conservar melhor o gelo de um churrasco: muitas vezes, em um churrasco, o gelo do isopor derrete rápido. Como evitar isso? Basta cobrir o isopor com folhas de jornal ou papel alumínio (se tiver com dinheiro para gastar) e durex (ou qualquer outro tipo de fita adesiva). Isso evita que o isopor perca calor para o ambiente, deixando-o ainda mais isolado. Deve-se cobrir a tampa também? O ideal é que cubra todo o isopor, incluindo as tampas, mais tenha cuidado para não danificá-la e sempre confira se está fechando completamente, pois qualquer abertura pode levar à entrada de ar quente e inutilizar o processo. Devo cobrir dentro do isopor também? Fisicamente, isso fará uma diferença, pois irá isolar ainda mais o isopor do meio externo, porém o jornal é um papel sujo e, em contato com o gelo, fica molhado e torna o método pouco higiênico. Certo?
Espero que essas dicas ajudem a resolver alguns problemas cotidianos em festas e churrascos em família e, claro, torne um pouco mais atrativo o estudo da física. Lembre que o mais importante da física não é fazer conta, e sim descobrir maneiras novas de utilizar os conhecimentos que você aprende para melhorar seu dia a dia!
Até a próxima!
Professor Guilherme