Como lidar com as pegadinhas e desafios da prova de Matemática
A prova de matemática costuma de ter pegadinhas e desafios para além dos conhecimentos matemáticos. Para saber como fazê-la numa boa, aí vão algumas dicas!
1) Entender o enunciado da questão
Se você sabe interpretar um texto, então já pode se acalmar. Metade dos seus problemas estão resolvidos.
Leia a questão com calma e sublinhe as palavras-chave. Tenha atenção para identificar qual é a pergunta exata. Determine a ordem que seu raciocínio deve seguir, antes de começar a fazer contas ao acaso. Quando terminar todas as contas, LEIA o enunciado novamente para rever/revisar a pergunta.
Às vezes, você calcula X, mas a pergunta pedia o resultado de alguma expressão que envolvia o X. E, não se engane, o valor de X pode ser uma das opções de resposta justamente para os desatentos.
2) Administrar o tempo – Ordem de resolução das questões
Ao ler o enunciado, verifique se você sabe fazer a questão; se não souber, pule-a. Mas, antes de seguir adianta, faça uma marcação para indicar a você mesmo que a questão foi pulada. Não perca tempo tentando desvendá-la logo no início da prova.
Ao terminar todas as questões que você sabia como resolver, priorize terminar as que eram longas e deixe as difíceis por último. Assim, você terá dedicado mais tempo àquelas que tem mais chances de acertar!
3) Gráficos: parecem inocentes, mas gostam de enganar
Ao ver um gráfico na prova, ligue o alerta para redobrar a atenção. Observe cada um dos eixos, o que eles representam e em que unidade estão. Uma coisa muito comum nos enunciados é colocar eixos em algum múltiplo/submúltiplo da unidade e envolver outro múltiplo/submúltiplo na resposta ou resolução.
Aliás, essa dica vale sempre que houver unidades, mesmo que não seja um gráfico.
Lembre-se de que “população por ano” é igual a “população/ano” e que essa barra representa mesmo uma divisão. Gráficos de barras não são obrigados a seguir a proporção dos seus valores, a menos que exista uma escala vertical. Nem sempre o mais alto é o maior/melhor, a relação pode ser inversamente proporcional, leia atentamente o texto explicativo sobre o gráfico. Nos gráficos em pizza, lembre-se dos valores “clássicos”: 50% é metade do gráfico, ½, e 25% é ¼ do gráfico. E a maneira mais simples de não se enrolar com porcentagem de porcentagem é calcular a primeira delas e depois aplicar a segunda neste resultado.
4) Fórmulas estranhas, o que eu faço?
Quando o texto do enunciado vem com uma fórmula cheia de palavras e parece não fazer nenhum sentido matemático, comece respirando fundo e relendo atentamente. Observe que vão aparecer as mesmas palavras que se encontram na fórmula dada seguido de um “é” e o valor. Identifique todos os valores e o que eles representam e coloque na fórmula na mesma posição em que foi dada. Então, defina qual dos valores você deve calcular.
Legenda: O “não” no texto indica que a fórmula não poderá ser aplicada diretamente para chegar à solução desejada. Primeiramente, deve-se descobrir a idade da criança baseado na dosagem do remédio Y. Em seguida, descobrir a dose do remédio X.
Às vezes é necessário calcular 2 vezes, a primeira para descobrir o valor a ser inserido novamente na fórmula, a segunda para poder calcular o resultado desejado. Quando você é quem precisa descobrir a fórmula baseado no que foi dito no texto, preste atenção às palavras “vezes”, “mais”, “menos” e “dividido”. O que tiver entre elas é que forma a fórmula.
Esperamos que você teste as dicas e prepare-se muito bem. Certamente o monstro da prova de Matemática não vai te assustar!
Bons estudos!
Professora Patricia
PenseBem