Anvisa aprova proibição de termômetros e aparelhos de pressão com mercúrio
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a proibição da fabricação, importação e comercialização de termômetros e aparelhos de pressão que tenham mercúrio.
Empresas fabricantes, órgãos de saúde privados e o Sistema Único de Saúde deverão se adequar às exigências até o dia 1º de janeiro de 2019.
A nova determinação cumpre o compromisso assumido pelo Brasil na Convenção de Minamata, que debateu os riscos do uso do mercúrio para a saúde e para o meio ambiente.
Fonte: G1
Então, vamos conversar sobre isso?
O Mercúrio é um metal naturalmente encontrado na crosta terrestre, podendo estar presente no solo, na água e até mesmo no ar. O mercúrio pode se apresentar em sua forma metálica ou elementar (Hg), ou aparecer combinado a outros átomos, formando, assim, compostos orgânicos ou inorgânicos.
É utilizado na fabricação de termômetro, barômetro, bomba de difusão, lâmpadas fluorescentes, em preparações odontológicas, baterias para filmadoras, calculadoras, computadores, extração do ouro e da prata de seus minérios, pesticidas, fabricação de espelhos entre outros.
A grande preocupação é descartar esses materiais em locais apropriados sem prejudicar o meio ambiente.
O Hg é um metal de transição prateado, sendo o único metal líquido à temperatura ambiente. Esse fato pode ser explicado por sua energia de ionização1 muito elevada, o que dificulta a participação de seus elétrons na formação das ligações metálicas.
Quando aquecido, este elemento químico transforma-se em vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. O contágio pode ser pelo vapor (garimpos) e pela ingestão de alimentos contaminados, como o peixe, principalmente os carnívoros.
O íon mercuroso2, por exemplo, converte-se a CH3Hg+ (metilmercúrio) nos seres vivos, originando fenômenos graves de intoxicação. Os efeitos metabólicos do mercúrio são acumulativos, sendo assim, possui ação a longo prazo nos diferentes organismos.
1 Energia mínima necessária para retirar um elétron de um átomo no estado gasoso.
2 Lembre-se de que a terminação OSO refere-se a cátions com o menor nox (número de oxidação), neste caso o mercúrio de nox +1.
REFERÊNCIAS:
https://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/mercurio
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.
PenseBem
Professora Flávia