Acompanhamento psicopedagógico auxilia crianças com hiperatividade
O desenvolvimento de meninos e meninas depende de inúmeros fatores, como a estrutura familiar, convívio social e educação. Mas, para crianças que sofrem de algum transtorno psicológico, como a hiperatividade (TDAH), é necessário atenção redobrada aos cuidados, especialmente com o aprendizado escolar.
Elementos comuns como um quadro pendurado na parede e uma pilha de livros tornam-se altamente mais interessantes que qualquer tarefa para a criança diagnosticada com TDAH. Por isso, para que haja um melhor aproveitamento de todo conteúdo escolar, um acompanhamento psicopedagógico se faz necessário.
O primeiro passo para aprimorar o processo educacional é elaborar uma rotina e analisar a capacidade da criança para cumprir tarefas. O planejamento deve considerar uma evolução natural nas tarefas, do simples ao complexo. Mesmo que o progresso não seja extremamente alto no início das atividades, é necessário pontuar sempre as evoluções, parabenizando e estimulando o aluno.
Uma das melhores formas de desenvolver o senso de organização em crianças com TDAH é a elaboração de um quadro de rotinas, que deve ser preparado junto ao aluno, com participação efetiva dele na definição de suas tarefas. Outro fator de suma importância é a participação ativa dos responsáveis nos diferentes processos propostos à criança.
PenseBem
Coordenadora Paloma