Entendendo o Aquecimento Global
O Aquecimento Global é um fenômeno de ampla discussão e impacto que, embora não esteja totalmente comprovado, vem causando uma grande mudança no mundo. Significa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas – ainda que existam discordâncias quanto a isso no campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra, e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.
Além das evidências já vistas, o aquecimento também pode ter outras consequências a curto, médio e longo prazo:
- Grande desequilíbrio dos ecossistemas;
- Derretimento das placas de gelo da Antárticas;
- Inundações;
- Surgimento de desertos;
- Extinção de várias espécies de animais e vegetais;
- Aumento das ondas de calor;
- Falta de água potável;
- Problemas na agricultura.
Medidas contra o Aquecimento Global:
Todos esses fenômenos que ocorrem no planeta demoram anos ou décadas para responder às medidas preventivas. Portanto, por mais que nós não possamos ver o resultado, devemos lutar pela qualidade de vida no planeta Terra, a fim de tentarmos evitar algumas catástrofes e tragédias que poderão acontecer no futuro. Sendo assim, é importante que a sociedade, os governos e as empresas comecem a agir pelo bem comum.
Uma dessas medidas é o Protocolo de Kyoto, tratado internacional que tem como objetivo fazer com que os países desenvolvidos assumam o compromisso de reduzir a emissão de gases que agravem o efeito estufa, para aliviar os impactos causados pelo aquecimento global. Nesse pensamento, os Estados Unidos – um dos maiores emissores de gases causadores do efeito estufa – assinaram o acordo, mas não o ratificaram em 2001, pois, de acordo com George W. Bush, presidente à época, esse compromisso poderia interferir na economia norte-americana. Além disso, alegaram ser injusto que países em desenvolvimento não fossem obrigados a cumprir as metas, já que muitos deles emitem grandes quantidades de gases estufa. O atual presidente americano, Donald Trump, segue a mesma linha de raciocínio de George W. Bush e ainda afirma que o aquecimento global é uma mentira.
Enquanto não se chega a uma conclusão sobre o tema, a sociedade acompanha com certa distância os embates políticos a respeito do tema, esperando que o planeta possa superar os impactos causados pelo homem e que haja uma consciência ambiental por parte de todos, para que o mundo em que vivemos continue nos proporcionando uma condição de vida adequada e saudável.
PenseBem
Professor Diogo