A leitura é uma das pontes para a língua e a cultura num mundo cada vez mais imerso na língua inglesa. Ela é, talvez, a mais importante habilidade a ser desenvolvida para um aluno iniciante na língua. Aqui serão apresentadas, então, seis diferentes estratégias que podem ser adotadas para aprimorar sua leitura.
1. Atenção aos cognatos (palavras transparentes): As cognatas são muito importantes para quem está aprendendo um novo idioma. Elas são palavras com ortografia muito parecida às do outro idioma, cujo significado continua o mesmo, tanto em Inglês quanto no Português.
2. Atenção às palavras já conhecidas: Você pode nem notar, mas já usa muitas palavras (e expressões) em inglês no seu dia a dia. Geralmente não percebemos, porque já as adotamos para nosso vocabulário e, muitas vezes, até “abrasileiramos” a pronúncia delas. Essas expressões podem ser facilmente encontradas nos textos e usadas para uma melhor compreensão dele. 3. Scanning (números, títulos, nomes próprios): Muitas vezes não é necessário ler o texto inteiro com todo o cuidado para entender a sua ideia geral. Analisar nomes próprios de pessoas ou lugares, ou ler os números que entregam algum dado importante pode ser uma boa saída para uma leitura rápida e que pretende apenas captar o sentido geral.
4. Observe as ilustrações: Textos que utilizam ilustrações podem ser de grande ajuda para o entendimento geral dele. As imagens podem carregar sentidos significativos que, por vezes, auxilia na interpretação correta da mensagem.
5. Palavras através do contexto: Conhecer palavras é, também, entender o que há além delas. Afinal, elas podem ser usadas em contextos particulares, com sentidos diferenciados. Não é necessário compreender palavra por palavra, mas também entender como elas funcionam num determinado contexto.6. Dicionários: Certas palavras são difíceis de serem compreendida. Usar o dicionário para saber o significado e uso é um recurso muito útil.