O que você precisa saber sobre a Febre Amarela
Transmissão:
A febre amarela é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra. E, caso ainda haja dúvidas, macacos também não transmitem a doença!
Sintomas:
As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
Prevenção:
A prevenção da doença deve ser feita, evitando a disseminação do mosquito e por meio de vacinação específica, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.
Vacinação:
A vacina não é recomenda para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos à gelatina e ovo.
Para mais informações, visite o site da Fiocruz.
PenseBem
Professora Michele