A importância da Contação de Histórias
Contar histórias é viver.
Nós somos feitos e cercados de histórias. Cada pessoa, cada lugar, cada situação que vivemos, mais cedo ou mais tarde, se transformará em uma bela história, seja qual for o seu final.
Embora, muitas vezes, a Contação de Histórias seja vista sob a ótica de uma brincadeira, é um processo extremamente eficaz no incentivo à leitura. Contudo, existem alguns parâmetros que devem ser observados.
O bom contador de histórias e, neste contexto, também chamado de incentivador de leitores, é aquele que conhece profundamente o texto ao qual está se referindo. É necessário, também, que o mesmo respeite as pontuações, fazendo transparecer, através da entonação adequada, o seu amor pela arte de contar e encantar através dos livros.
A partir do momento em que as crianças e adolescentes percebem que aquela fascinante história tem um endereço certo, o livro de onde saiu, o interesse é despertado e a curiosidade aguçada, aparecendo, então, o primeiro degrau que conduz a uma infinita escada de possibilidades literárias.
Professores, pais e familiares podem ser ótimos Contadores de Histórias e são elementos fundamentais no processo de formação dos leitores. Pais leitores, na maioria das vezes, vão criar filhos leitores, não por imposição, mas pela força do exemplo que é, sem dúvida, a mais eficaz de todas. Professores, que demonstram entusiasmo e conhecimento ao contar uma história, seja ela de qualquer natureza, costumam abrir a mente de seus alunos para novos horizontes, estimulando-os na busca pelo conhecimento.
Existem histórias felizes, tristes, engraçadas, e até mesmo aquelas que são tão fortes e impactantes a ponto de nos causar um imenso nó na garganta e uma profunda reflexão acerca do tema que foi abordado. Histórias são também um ótimo método terapêutico, pois, por meio delas, conseguimos atingir o inatingível: o interior de cada ser humano. Pelas letras que compõem os mais diversos tipos de livros, podemos abordar assuntos como bullying, depressão, violência, escolha profissional, entre outros.
Histórias aproximam pessoas de diferentes universos e a maioria de nós carrega a maravilhosa aptidão para contá-las. Seja você também um formador de leitores, conte e reconte muitas histórias! Que tal começar agora?
PenseBem
Professora Carolina