Vestibular UERJ 2016: Questão 02 e 03 de Português
Hoje, nós somos escravos das horas, dessas senhoras inexoráveis que não cedem nunca (l. 12)
Neste fragmento, o autor emprega uma figura de linguagem para expressar o embate entre o homem e o tempo. Essa figura de linguagem é conhecida como:
(A) ironia
(B) hipérbole
(C) eufemismo
(D) personificação
Resposta comentada: Figuras de linguagem são instrumentos utilizados pelo emissor para expressar suas ideias. São muito utilizadas na Literatura e na Música. Do fragmento acima, destaca-se “nós somos escravos das horas”. É possível perceber a utilização da figura de linguagem PERSONIFICAÇÃO, a qual confere atos e sentimentos pertencentes ao homem a seres inanimados ou aos animais. Desta maneira, observa-se que as horas passaram a ter o controle de nós, homens, que nos tornamos seus escravos, fato que jamais existirá.
Podemos fazer, ainda, uma interação entre esta questão e a seguinte:
Questão 3
Nós somos uma delirante sucessão de fitas cinematográficas. (l. 18)
Ao comparar os seres humanos com filmes, o autor estabelece uma crítica. No contexto, essa crítica pode ser sintetizada pelo seguinte termo:
(A) insubordinação das hierarquias
(B) coisificação das pessoas
(C) arrogância desmedida
(D) intolerância moral
Observa-se, na presente questão, que o autor nos compara a fitas cinematográficas, nos classificando, assim, como simples objetos. Esta estratégia causa o efeito contrário da personificação, pois reduz a importância de um ser animado a um objeto qualquer, como pode ser visto no trecho citado.