Vestibular UERJ 2016: Questão 43 de Química
Olá, galera! Mais uma prova molezinha de química no vestibular da UERJ. Talvez essa questão de número 43 tenha confundido um pouco alguns alunos, então vamos comentá-la.
Para diferenciar os hidrocarbonetos etano e eteno em uma mistura gasosa, utiliza-se uma reação com bromo molecular: o etano não reage com esse composto, enquanto o eteno reage de acordo com a seguinte equação química:
Considere um cilindro de capacidade igual a 10 L, contendo apenas esses hidrocarbonetos em uma mistura com massa igual a 200 g. Ao se adicionar bromo em excesso à mistura, todo o eteno reagiu, formando 940 g de 1,2-dibromoetano.
A concentração inicial de etano, em mol.L–1, no interior do cilindro, corresponde a:
(A) 0,1
(B) 0,2
(C) 0,3
(D) 0,4
O exercício trata de uma reação de adição entre alceno e bromo molecular (reação de halogenação), onde o bromo é adicionado aos carbonos da dupla ligação. Num cilindro de volume (V) igual a 10 L é adicionado Br2 em excesso e esse reagirá apenas com o eteno, que é um alceno, formando o 1,2-dibromoetano e restando o etano que não reage.
Como a estequiometria da equação química representada (reação de adição) é 1:1:1, ou seja, é preciso 1 mol de eteno e 1 mol de bromo molecular para formar 1 mol de 1,2-dibromoetano, e a questão fornece a massa do produto formado (940g), podemos fazer uma regra de três simples, relacionando apenas o que nos interessa para sabermos a massa de eteno que reagiu. Assim:
Gabarito: letra B.
Deu um trabalhinho, mas a questão não é difícil, não é mesmo?
Até a próxima!
Professora Flávia