fbpx

Vestibular UERJ 2016: Questão 51 de Geografia

gabarito_prova_geografia

Essa questão pegou muitos estudantes de surpresa! Vamos entender um pouco melhor…

A energia geotérmica é aquela obtida através o calor proveniente do calor do interior da Terra. Vamos relembrar um pouco sobre a estrutura da Terra?

gabarito_uerj_geografia

A parte externa sólida do nosso planeta é formada por grandes placas, chamadas placas tectônicas. O conjunto dessas placas forma a crosta terrestre. Na parte interior, encontramos um material viscoso e quente chamado magma, que consiste basicamente em rocha derretida. Quanto mais próximo ao núcleo da Terra for (mais profundo), maior será a temperatura do magma. No entanto, onde há o encontro dessas placas, pode haver zonas de intrusão magmática, isto é, zonas onde há o afloramento do magma do interior da Terra que vem à tona devido a fissuras no encontro de placas tectônicas. Logo, nessas zonas de intrusão magmática, a temperatura é muito maior e, consequentemente, há elevado potencial geotérmico.

Para responder a questão, a dica era se atentar ao mapa com a divisão das placas tectônicas. Quanto mais próximo à borda da placa, maior potencial geotérmico o país terá.

gabarito_prova_geografia_mapa

Usando a localização dos países, chegamos à conclusão de que a resposta certa seria Islândia, devido a sua localização geográfica próxima à borda da placa euro – ásiática.

gabarito_prova_geografia_mapa_dois

Professora Rafaela

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular