fbpx

Bhaskara: para que serve essa coisa toda?

Com toda a certeza, você já viu essa imagem circulando nas redes sociais! Essa é fórmula de Bhaskara, usada para a resolução das equações e funções do segundo grau. Como toda função, ela descreve um gráfico, neste caso, o gráfico recebe o nome de parábola. Existem muitas situações definidas pelas funções do segundo grau.

No futebol, quando o goleiro chuta um “tiro de meta”, a trajetória da bola descreve uma parábola. Se furarmos em várias alturas num bote cheio de água, os pequenos jorros de água que saem pelos furos descrevem parábolas, a água de um chafariz descreve uma parábola e as aplicações não param por aí.
Os faróis, por exemplo, ao colocarmos uma lâmpada no foco de um espelho com a superfície parabólica e esta lâmpada emitir um conjunto de raios luminosos que venham a refletir sobre o espelho parabólico do farol, os raios refletidos sairão todos paralelos ao eixo que contém o foco e o vértice da superfície parabólica. Todos esses termos fazem parte das propriedades que aprendemos ao estudarmos funções do segundo grau.

Antenas parabólicas… Será coincidência receberem esse nome? Os radares usam as propriedades óticas da parábola, repetindo as propriedades dos faróis. Qualquer lançamento de projetil, pode ser um dardo, uma pedra, um tiro de canhão, um atleta olímpico fazendo o lançamento de peso que visa alcançar a maior distância possível tanto na horizontal como na vertical… A curva descrita pelo objeto lançado é uma parábola! Na economia, vejamos esse exemplo:

“Sabe-se que o custo de C para produzir x unidades de certo produto é dado pela expressão C = x² – 80x + 3000. Calcule a quantidade de unidades produzidas para que o custo seja mínimo e o valor desse custo mínimo.”

Isso mesmo que você está pensando… O empresário precisa das funções do segundo grau para conseguir gerir seus  negócios, ajudar nas tomadas de decisão que a demanda de mercado pede e manter a saúde financeira de toda a empresa.

Essas são apenas algumas das muitas formas que podemos usar a fórmula de Bhaskara. Convido vocês a mergulharem nesse mar de conhecimento e descobrirem cada vez mais!

E agora? Será que, você voltará a pensar no “para que serve?” quando se deparar novamente com uma função do segundo grau?

Até próxima, galera!

Professor Sérgio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular