fbpx

3 passos para fazer uma redação de sucesso no ENEM

A prova do ENEM está chegando e nada mais normal que o nervosismo aumentar, ainda mais quando se fala da tão temida REDAÇÃO. Não! Não precisa se assustar! Tenho certeza de que o ano foi muito bem aproveitado para se preparar e não chegar na hora sem saber o que fazer.

 

Como você já deve saber, a redação visa, além das cinco competências – norma escrita, tema e tipo de texto, coerência, coesão e proposta de intervenção –, checar o nível de cidadania dos candidatos acerca de temas que, sempre, trazem limitações sociais na realidade brasileira. Para essa demonstração, você vai precisar se posicionar. Isso! Exatamente! Ter um ponto de vista, já que, não se esquecendo, precisa desenvolver uma dissertação – ARGUMENTATIVA. Mas, calma! Não precisa tremer. Como já disse, os temas das redações do ENEM em todos os anos anteriores – pode procurar – têm, em foco, as barreiras sociais que o cidadão brasileiro ainda precisa ultrapassar. Por isso, seu texto é muito facilitado. Não é brincadeira! Realmente, é bem mais fácil atender à banca do ENEM e garantir – por que não o 1000? – aquela nota que vai te fazer entrar na faculdade ano que vem.

 

Entenda:

A competência 5 exigida no texto da prova de redação do ENEM é a proposta de intervenção. Então, geralmente, após desenvolver seu texto, você PRECISA apresentar as propostas. Agora, preste atenção! Para que situações eu procuro encontrar “soluções”? Exato! Para um problema. E os temas da redação não são problemas? Sim, são problemas. Tá percebendo? É mais fácil do que você imagina.

 

Resumindo:

Sua dissertação argumentativa vai precisar ter 3 passos:

 

1 – Apresentar o tema – é dizer que você já entendeu e não fugiu do tema -, explicitando qual o problema contido nele e apresentar seu ponto de vista que precisa sugerir ou explicitar as CAUSAS do problema que você já deixou claro antes. Simplificando: sua “tese”, ponto de vista vai responder uma pergunta: ESSE PROBLEMA ACONTECE POR QUÊ? Tudo isso, na introdução.

 

2 – Após já dizer que está “dentro” do tema e deixar claro sua opinião, precisa desenvolver seu ponto de vista. Para isso, está aí o desenvolvimento: em 2 ou 3 parágrafos você vai desenvolver as CAUSAS DO PROBLEMA. Atenção! Cada causa em um parágrafo. Nada de misturar tudo e deixar o corretor enrolado. Desenvolva toda a ideia. Leia seu parágrafo e veja se tudo está claro. Imagine: se alguém lesse ficaria com dúvida em algum ponto? Para ficar ainda melhor, você pode articular, em cada parágrafo, as causas com as consequências dessas causas.

 

3 – Pronto! Feito tudo: dizer que está dentro do tema, apresentar seu ponto de vista e desenvolver as causas do problema, você precisa intervir nas causas que VOCÊ APRESENTOU. Ponto extremamente importante: proponha intervenções para as causas que você apresentar. “Poxa! Mas tem uma proposta fantástica, que é lógico que vai acabar de vez com o problema, com muita certeza, ela é muito boa.” Ok!  Mas pare e observe: “essa proposta hiper fantástica tem relação com a causas que EU APRESENTEI?” Não? Então, guarde só para você. As propostas precisam se articular com o texto, ou seja, serem direcionadas para as causas apresentadas no seu desenvolvimento. E, então, para garantir aquela nota máxima na competência 5, não tem mistério: é só dizer QUEM VAI FAZER? O QUE VAI FAZER? E COMO VAI FAZER?

 

Um OBS: Esse COMO VAI FAZER, precisa ser detalhado, prático, isto é, seria fazer o corretor entender como a proposta vai acontecer na realidade. É como fazer ele visualizar, imaginar a proposta.

 

Outro OBS: procure dizer mais de um agente. Isso quer dizer formular mais de uma proposta de intervenção. Nada mais justo, já que você vai apresentar mais de uma causa para o problema. Por isso, se o problema tem várias causas, ele não pode ser resolvido só com uma medida.  Lembra do “QUEM VAI FAZER”? Então! Pensa em mais de um “QUEM”.

 

É isso, galera! Falta pouco para conseguir chegar a mais uma etapa da vida de vocês. Vamos com tudo para essa prova! Mas, enquanto não chega, praticar vai ser um bom exercício! Um grande abraço!

 

Professor André

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular