fbpx

Vírus, um tema que você precisa saber para fazer a prova do ENEM

E aí, galera? Vamos aprender um pouco mais sobre os vírus?!

Vírus, como um “ser” com tamanho tão pequeno, variando entre 20 a 1.000 nanômetros, 450 vezes menor que um espermatozoide é capaz de matar milhões pessoas? Alguém sabe que “ser” é esse?

ebola

Estamos falando dos vírus. O vírus Ébola matou aproximadamente 11mil pessoas na África Ocidental, o vírus causador da Varíola já matou mais de 300 milhões de pessoas na Europa, entre outros que continuam matando, como o vírus causador da AIDS e os do HPV.

Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, isso quer dizer que são obrigados a infectar uma célula para ter ação viral, ou seja, fora de uma célula o vírus é inofensivo.

Eles não possuem célula, apenas um envelope proteico que envolve seu material genético, que pode ser RNA ou DNA. Alguns vírus, como o HIV, vírus causador da AIDS, possuem uma enzima incrível: a transcriptase reversa.  Essa enzima é capaz de sintetizar DNA a partir de RNA! Lembrando que o processo de síntese proteica é DNA à RNAm à Proteína. Além disso, esses “seres” sofrem mutação constantemente.

 

Agora, alguém saberia dizer por que coloco entre aspas os seres?

A comunidade científica debate há anos se os vírus são seres vivos ou não. De um lado os defensores, que apoiam a ideia de que são seres vivos, já que possuem material genético – base para qualquer tipo de vida – e também pelo fato de os vírus se reproduzirem, mesmo dependendo de outro organismo. Mas, afinal, nós também não dependemos?

Do outro lado, os que renegam esses “seres” como seres vivos, já que não possuem célula, renegando a Teoria Celular, que diz que todos os seres vivos devem possuir célula; além disso, não possuem metabolismo, locomoção e outros fatores. E você o que acha?

 

Recentemente pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, traçaram a história evolutiva dos vírus e mostraram evidências de que, sim, eles são seres vivos.

Para fazer isso, foram analisadas estruturas de proteína que ficam inscritas no genoma de quaisquer células e dos próprios vírus de mais de 5 mil organismos, entre eles, 3,5 mil vírus. Resultado: 442 estruturas são comuns entre vírus e células, e apenas 66 são exclusivas dos vírus.

Isso quer dizer que, evolutivamente, os vírus compartilhavam material genético com as células, mas, em algum momento, se tornaram entidades diferentes.  O fato de existir uma biologia universal unificando vírus e células agora justifica a construção de uma árvore da vida que englobe vírus ao lado das células. O que você acha?

Atenção! A principio, são pesquisas e ainda não foram adotadas pelos livros didáticos, então ainda não podemos afirmar se eles realmente são seres vivos. Lembre-se sempre dos argumentos que defendem ou não essa classificação.

 

Quando falamos sobre vírus em 2015, além do Ébola não podemos esquecer-nos do HPV.virus-hpv

Este ano o governo liberou em todo território nacional a vacinação contra o HPV, que até então era paga. Então vale relembrar que vírus é este, já que o ENEM foca muito em atualidades!

O HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano, estes vírus são capazes de infectar a pele ou as mucosas.  Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital e pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos.

Na vacinação, a pessoa recebe, por via intramuscular, doses de vírus inativos que estimulam a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV que contém na vacina. Quando a pessoa vacinada entra em contato com o HPV, esses anticorpos irão “atacar” os vírus, não permitindo que ocorra a infecção viral. Ah, é importante lembrar que as pessoas precisam se vacinar antes de ter qualquer contato com o vírus, por isso o critério da faixa etária.

Quando falamos de vacina, não podemos confundi-la com o soro, que são os anticorpos já prontos, enquanto a vacina induz a produção destes em nosso corpo.

 

Professora Hanna

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular