fbpx

Genética, um tema que cai em muitos exames

Olá, galera! Vamos estudar Biologia!

Considere o cruzamento de um bode sem chifres com três cabras. Em cada cruzamento, foi gerado apenas um filhote. Observe os dados na tabela:

cabra

Admita que a ausência de chifres em caprinos seja uma característica monogênica dominante. Utilizando as letras Aa para representar os genes envolvidos, determine os genótipos do bode e das três cabras.

Essa questão é referente à Hereditariedade, de acordo com as leis de Mendel.

Gregor Mendel é considerado o pai da genética por conta de seus estudos e experimentos com ervilhas. Graças a seus estudos, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida. Genética é um tópico da Biologia que sempre é pedido nos exames e o aluno precisa ter em mente os conceitos básicos.

O gene dominante é aquele que determina o mesmo fenótipo, tanto em homozigose (AA) como em heterozigose (Aa). O gene recessivo só se expressa com os alelos em homozigose (aa). Genótipo é a constituição genética de um indivíduo que, em interação com o meio ambiente, determina suas características; fenótipo são as características ou conjunto de características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo.

De acordo com o problema proposto, a ausência de chifres é uma característica dominante, indivíduos com esse fenótipo devem possuir pelo menos um alelo A. Pode-se, então, afirmar que as cabras 1 e 2, com chifres, têm genótipo aa. Como o cruzamento entre o bode sem chifres e a cabra 3, também sem chifres, originou um cabrito com chifres, deduz-se que o bode e a cabra 3 são heterozigotos para essa característica, possuindo genótipo Aa.

Então, a resposta para essa questão é:

Cabra 1 e 2 – aa; bode e cabra 3 – Aa

Até a próxima!

Profª Michele

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular