fbpx

Física: o que vai cair na prova da UERJ?

Novamente, é chegada a época de fazer as específicas da UERJ. Para muitos alunos, será a primeira vez, e com isso vêm o frio na barriga, as mãos suando, as unhas roídas, e todos os tipos de nervosismo vão a mil nessa hora. A principal dica para qualquer prova é se manter calmo. Quando estamos nervosos, temos dificuldade de lembrar o que foi estudado e acabamos indo mal na prova. Então, a primeira e principal dica é: fique calmo!

Para a prova de física, existem alguns temas que são comuns e caem todo ano. Muito provavelmente, haverá uma questão de circuitos elétricos pedindo para calcular o resistor de algum equipamento, a potência dissipada em algum resistor, a corrente de algum fio ou algo semelhante. Então, é importante ir para a prova sabendo as fórmulas de resistores em série, em paralelo, lei de ohm e potência em um resistor.

A segunda matéria que comumente cai é cinemática. Deve haver uma questão para usar a equação de Torricelli, a do “sorvetão” (s = s0+v0T+at²/2) e a do “vovô e vovó ainda tentam” (v = v0 + at). Essas questões podem estar misturadas com lançamento vertical e lançamento oblíquo. Ou é possível que a questão relacione força com estas equações.

Outro tópico que comumente cai é Energia, de todos os tipos. Trabalho (que é um tipo de energia), energia cinética, energia potencial gravitacional e conservação de energia mecânica. A energia potencial elástica não costuma cair, mas é bom estar com a fórmula na cabeça também.

Aproveitando o embalo de energia, questões de termodinâmica são bem comuns. Questões que envolvam troca de calor e gases ideais. É importante que o aluno saiba as conversões entre as escalas térmicas. A parte da primeira e segunda lei da termodinâmica são menos prováveis de serem cobradas, mas é bom dar uma olhadinha para relembrar. Certo?

Por último, as três leis de Newton têm que estar no sangue! Com certeza haverá alguma questão que necessite delas. Óptica, momento de uma força, força elétricas e potencial elétrico podem aparecer por lá, mas não com a mesa “certeza” que temos sobre os outros tópicos comentados.

Também não se esqueça de levar um doce (chocolate ou bala, para quem pode) para fornecer energia durante a prova. Evite sentar perto de janela para não se distrair. E o mais importante: mantenha a calma e não cole (você não sabe quem está ao seu lado). Boa prova!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular