fbpx

Entendendo a vírgula

E aí, pessoal!

Agora que se foi o carnaval, e todo mundo tá começando a estudar à vera, é hora de falar de coisa séria…

Com certeza você já ouviu por aí que a vírgula serve pra indicar uma pausa para respiração, né?

Mas, ao contrário do que contaram pra muitos de nós, a vírgula é um elemento muito importante sintaticamente falando. Não serve pra indicar pausa de respiração, não, mas pra isolar, inserir e deslocar.

Preste atenção, a principal regra é ISOLAR!

São isolados todos os elementos que desempenham a mesma função sintática em uma oração. Então, por exemplo, ao citar elementos que você comprou no mercado, deve-se escrever assim: “Eu comprei bombom, batatas fritas, leite condensado, refrigerante e sorvete.”   Apesar de ser um lista não muito saudável, ela está certinha sob a ótica gramatical, já que é uma enumeração de elementos que desempenham a mesma função, a de objeto direto. Aliás, são os objetos do verbo transitivo direto “comprar”. Deu pra entender? Vamos seguir!

A vírgula, além de organizar elementos enumerados de mesma função sintática, vai sempre sinalizar a inserção ou deslocamento de termos acessórios.

Atenção! Você se lembra dos termos acessórios? Vamos comentar brevemente!

Existe uma hierarquia de importância dos termos na oração; primeiro vêm os ESSENCIAIS (sujeito e predicado), logo depois, os termos que compõem o predicado, os INTEGRANTES (verbo e objetos). Por fim, vêm os termos ACESSÓRIOS (adjuntos, apostos e, de um modo didático e prático, incluímos os vocativos nessa lista também), aqueles não tão imprescindíveis assim.

A partir disso, você já vai associando que a ordem desses elementos na frase se dá de acordo com o seu grau de importância.

Por isso, na ordem direta, inicia-se uma oração com termos essenciais, passando pelos integrantes e finalizando com os acessórios. Entretanto, aí mora o perigo!

Muitas vezes, por uma questão discursiva, deslocamos os termos acessórios para outras posições, e a maioria das pessoas se esquece de que esses adoráveis elementos DEVEM ser isolados por vírgulas nesse caso. Isso mostra que a hierarquia, ou seja, o grau de importância dessas palavras, foi preservada, apesar da sua posição.

Vejamos os seguintes exemplos:

1) Mariana, aluna mais inteligente da turma, tirou nota dez.

Observe que “aluna mais inteligente da turma” é um aposto, logo, um termo acessório e, neste caso, apareceu isolado / inserido pela vírgula.

2) Fomos comprar, ontem, o material escolar.

Observe que a palavra “ontem” está entre a locução verbal “fomos comprar” e o objeto direto “o material escolar”. A posição usual do adjunto adverbial seria ao final da frase, entretanto, por aparecer entre esses elementos, precisou ser isolado por vírgula, para ser deslocado de posição, sinalizando, assim, que há um respeito àquela hierarquia, já comentada aqui.

 

Da mesma maneira vemos isso acontecer com os vocativos, que são sempre isolados, independentemente da posição em que se encontrarem.

3) João, vá comprar pão para seus irmãos!

4) Vá comprar pão para seus irmãos, João!

Viu? Em qualquer lugar que ele esteja, a vírgula é imprescindível.

 

Recapitulando… A vírgula separa elementos de mesma função sintática e faz a inserção ou deslocamento de um termo acessório.

Obs.: Jamais (!!!) separe sujeito e predicado por vírgula!

No período composto, siga o mesmo raciocínio, e vai dar tudo certo!

 

Bons textos!

 

Professora Aline

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular