fbpx

Efeito estufa e Aquecimento Global

Olá, alunos! Tudo bem? Vamos falar um pouquinho sobre esse tema que é super requisitado em provas?

O efeito estufa é um fenômeno NATURAL e essencial para a vida em nosso planeta. Ele garante que o calor do sol fique retido e mantenha uma temperatura ideal para a vida na Terra. Este fenômeno é causado por alguns gases, entre eles o dióxido de carbono, que age como um “cobertor”, segurando o calor.  O dióxido de carbono é liberado pela maioria dos seres vivos durante a respiração e absorvido apenas pelos seres fotossintetizantes.

O aquecimento global nada mais é do que a intensificação do efeito estufa, isto é, um fenômeno natural, mas que está sendo acelerado pelo homem, principalmente pela liberação desses gases conhecidos como gases estufas, como o dióxido de carbono e, principalmente, o gás metano (gerado pela pecuária, na queima de combustíveis e também em aterros sanitários), que é 20 vezes mais potente na retenção de energia térmica do que o gás carbônico.

Causas do aquecimento global:

  • Desmatamento (destrói um dos poucos seres vivos que são capazes de assimilar o dióxido de carbono);
  • Poluição do ar (automóveis, indústrias, pecuária e queimadas liberam grande quantidade de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, o metano, monóxido de carbono, entre outros);
  • Poluição da água (altera o ambiente aquático e gera perda de biodiversidade, inclusive de seres fotossintetizantes como o fitoplâncton e as macroalgas, responsáveis pela absorção do dióxido de carbono).

Consequências:

  • Aumento da temperatura global
  • Derretimento das calotas polares
  • Aumento no nível do mar
  • Diminuição do litoral
  • Perda de biodiversidade
  • Acidificação dos oceanos

Curiosidade!

Quem é mais responsável pelo aumento do nível do mar: O gelo do Polo Norte, o do Polo Sul ou os dois?

A calota de gelo polar norte é formada por blocos enormes de gelo flutuantes. Imaginem um copo de refrigerante com gelo, quando o gelo derreter o copo transbordará? Não! O mesmo acontece no Polo Norte. Todavia, o derretimento do gelo localizado sobre terra firme, como é o caso da Antártica e da Groelândia, assim como montanhas que possuem gelo em sua superfície, irão contribuir significativamente para o aumento do nível do mar.

Sacou a responsabilidade? Precisamos estar atentos a essas questões, afinal, é de vida que estamos falando!

Até a próxima, galera!

 

Professora Hanna

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular