fbpx

Mas o que é Gripe H1N1? É igual à gripe comum?

H1N1

Até o mês de abril, segundo o Ministério da Saúde, já houve registro de 153 mortes por H1N1 em todo o país. A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 30 de abril, mas vários estados já anteciparam a aplicação das doses.

Mas o que é Gripe H1N1? É igual à gripe comum?

A seguir, o blog explicará tudo o que você precisa saber sobre a Influenza A/H1N1.

Influenza, H1N1, gripe? Qual a diferença?

Pode parecer confuso, mas é simples: “Influenza” é como chamamos o vírus da gripe. Existem três tipos: A, B, e C.

O Influenza C é a gripe comum, e não causa nada além daquele mal estar chato. Já os tipos A e B são mais preocupantes, pois podem causar epidemias sazonais. A onda de H1N1 é culpa só do tipo A – e de outras pandemias, como a gripe suína e a aviária.

Quais são os sinais e sintomas da Influenza A/H1N1 nos seres humanos?

Os sintomas da Influenza A são similares aos sintomas da influenza humana comum (gripe), e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarreia e vômitos.

Como se transmite a Influenza A/H1N1?

Acredita-se que a transmissão do vírus da Influenza A (H1N1) aconteça da mesma maneira pela qual se transmite a gripe normal. Os vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirros das infectadas. Algumas vezes, é possível se infectar tocando objetos que estão contaminados com os vírus da Influenza e depois tocando sua boca ou seu nariz.

Se eu tomei vacina no ano passado, preciso tomar esse ano também?

Precisa, sim, porque a vacina tem validade de 1 ano. Os vírus se adaptam a cada ano, mais ou menos, e ficam resistentes à vacina antiga.

Existe contraindicação da vacina?

Existe. Se você tem alergia grave a ovo ou se já teve alguma reação alérgica à própria vacina, a recomendação é não tomá-la.

Não quero pegar H1N1. Como faço?        

virus
Vírus Influenza A. Fonte: CDC

                                                            

Evite passar as mãos na boca, olhos e nariz. Tente lavar as mãos sempre, com água e sabão ou álcool em gel, principalmente quando chegar da rua. O Ministério da Saúde também recomenda que apertos de mão, abraços e muita proximidade sejam evitados nessa época de grandes chances de contágio. Manter uma alimentação saudável e ter o sono em dia também são ações que ajudam a manter a imunidade lá no alto.

 

 

Professora Michele

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular