fbpx

Dengue x Zika x Chikungunya – Suas semelhanças e diferenças

O Brasil é um país que apresenta vários tipos de clima, com predominância dos climas quentes e úmidos. Essa característica faz com que uma grande quantidade de insetos estabeleça-se em nosso território e possam transmitir diversas doenças, como as que iremos estudar hoje.

Dengue x Zika x Chikungunya

As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito Aedes egypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou o Aedes albopictusA única forma de evitar as três doenças é com o combate ao mosquito, por meio da eliminação dos criadouros (focos) nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.

Apesar de terem suas semelhanças, as doenças têm diferentes gravidades, como podemos ver no quadro abaixo.

quadro
Fonte: Ministério da Saúde, 2016.

Perigos e complicações

Em relação à Zika, as complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas, como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.

Casos de microcefalias também estão relacionadas a essas doenças. Microcefalia é uma má formação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, ou seja, igual ou inferior a 32 cm. Essa má formação pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação. O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia. As investigações sobre o tema, entretanto, continuam em andamento para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez. O achado reforça o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Tratamento

O tratamento da Dengue, Chikungunya e Zika é praticamente o mesmo, uma vez que não existem medicamentos específicos para nenhuma dessas enfermidades. Recomenda-se que o paciente, nos três casos, permaneça em repouso e beba bastante líquido. Alguns medicamentos são indicados para dor, mas não se deve fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles podem desencadear hemorragias. Não existem vacinas ainda.

Prevenção

A melhor forma de prevenir estas doenças é pela eliminação do vetor. Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. O cuidado para evitar a sua proliferação deve partir de todos. Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de fechar recipientes que acumulam água, como caixas d´agua e piscina, são medidas fundamentais para este controle.

Professora Michele

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular