fbpx

6 coisas que podemos esperar das Ciências Humanas no 2º Exame de Qualificação da UERJ

O 2º Exame de Qualificação do Vestibular UERJ 2017 foi adiado para o dia 16 de outubro, mas a preparação dos vestibulandos não pode parar! Tendo isso em mente, consultamos nossos miçangueiros de plantão e analisamos as provas dos anos anteriores para te ajudar. É claro que não temos bola de cristal! Mas, com uma leitura dos vestibulares e nosso conhecimento sobre a instituição, trazemos a vocês 6 coisas que podemos esperar em Ciências Humanas no 2º Exame de Qualificação da UERJ.

1 – Questões mais relacionadas com História recente

Infelizmente todas as horas que você passou vendo Game of Thrones não serão de muita ajuda nesta prova. Nos últimos 6 anos, praticamente não houve questões no 2º Exame de Qualificação que tratassem de História Antiga ou Medieval! Majoritariamente voltado para discussões sobre o século XX e as transformações ocorridas neste período, são frequentes as perguntas que tratam sobre a Guerra Fria e suas consequências na política mundial, a Ditadura Civil-Militar brasileira, os governos populistas na América Latina. Podemos ver também questões sobre a passagem do século XIX-XX.

2 – Questões sobre temas atuais (e muitas vezes controversos)

Apesar de terem como principal objetivo a verificação de conhecimentos gerais e específicos para o ingresso em uma universidade, provas de vestibular não são sempre muito “isentonas”, tratando também de questões atuais, inclusive controversas (não podemos deixar de esquecer a questão sobre feminismo do ENEM no ano passado). É comum que a prova da UERJ fale sobre temas que estão sendo amplamente discutidos hoje em dia. No ano passado tivemos uma questão que comparava a ampliação da rede metroviária de Xangai com a do Rio de Janeiro e, em 2014, havia uma pergunta sobre a imigração de haitianos e bolivianos para o Brasil. Não seria de espantar que houvesse algo que debatesse sobre as Olimpíadas, o momento político atual ou a situação financeira do Estado do Rio de Janeiro, que também afetou a instituição.

3 – Questões sobre o Brasil

Não é de espantar que uma instituição de ensino superior brasileira tenha como um dos principais focos de suas provas de ingresso o seu próprio país, mas devemos ressaltar que, no caso da UERJ, isso é gritante. Questões que abordavam desde transformações socioculturais no início do século XX até problemas envolvidos na estrutura socioespacial das favelas em cidades brasileiras atualmente estiveram presentes nos anos de 2015 e 2014. São comuns perguntas que debatem períodos históricos brasileiros (especialmente a Ditadura Civil-Militar), a realidade sobre a economia, o transporte de pessoas e mercadorias e as mudanças sociais pelas quais o Brasil passa nos últimos anos.

4 – Questões que relacionam História, Geografia e Sociologia

Há anos o modelo de provas de vestibular passou por uma reformulação. Antigamente era bem mais comum observarmos uma divisão clara entre cada uma das disciplinas escolares. Porém, atualmente, temos uma nova forma de ver as Ciências Humanas e, consequentemente, vemos uma reformulação na maneira de avaliar os alunos. Os assuntos que envolvem a História, a Geografia e as Ciências Sociais estão correlacionados, envolvendo diversas das formas como a humanidade se observa e atua para transformar o meio no qual se encontra. Os Exames de Qualificação da UERJ seguem esta tendência à risca, exigindo de seus vestibulandos uma linha de pensamento multilateral e uma capacidade de conectar problemas em diversos aspectos.

5 – Questões que partem de assuntos específicos para temas abrangentes

No ano passado, a primeira questão da seção de Ciências Humanas do 2º Exame de Qualificação da UERJ começava com um texto sobre a construção da Ponte Rio-Niterói durante os anos 60 para, a partir disso, debater a migração pendular (o trajeto cotidiano de pessoas que atravessam fronteiras municipais todos os dias para trabalhar ou estudar). Esse é apenas um exemplo de como esta prova busca trabalhar o pensamento crítico dos candidatos. Dessa forma, podemos perceber como os conceitos trabalhados com professores se aproximam da nossa realidade, saindo do campo da teoria e demonstrando a materialidade dos assuntos trabalhados.

6 – Questões baseadas no uso de imagens

Pinturas, charges, propagandas, mapas, gráficos… O uso de imagens é um padrão nas provas da UERJ, exigindo dos vestibulandos a capacidade de analisar criticamente símbolos apresentados visualmente. Algumas vezes é pedido ao candidato que ele estabeleça comparações entre as figuras apresentadas na prova e o contexto de produção delas. Podemos usar, como exemplo, a questão de número 47 do ano passado, que tratava sobre cartões postais brasileiros. Porém, é bem mais comum que seja exigida a leitura de mapas temáticos, como a questão 49 do ano de 2014, que focava o transporte marítimo de mercadorias entre estados brasileiros (a “cabotagem”).

É isso, galera! Atentem-se aos tópicos trazidos aqui. Esperamos que essa pequena lista possa ajudar vocês neste desafio próximo!  Bons estudos!

PenseBem!

Professor Guilherme

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular