fbpx

As figuras de linguagem que sempre caem no vestibular

Tema recorrente em todos os vestibulares, as figuras de linguagem são recursos linguísticos que garantem a expressividade da mensagem que queremos transmitir.  Sabe quando o sentido literal das palavras – ou o sentido denotativo – não dá conta de dizer tudo o que queremos? São nesses casos que usamos o sentido conotativo das palavras, e isso a partir das figuras de linguagem! Então, vamos relembrar quais são as principais?

 

Metáfora

A metáfora consiste na aproximação de dois elementos por decorrência da semelhança estabelecida entre eles. Essa aproximação é de caráter substitutivo, ou seja, um termo substitui o outro. Quem não conhece ou nunca cantou o clássico do videokê “Fogo e paixão”, do Wando? Os famosos versos da canção são um ótimo exemplo de uso metafórico da linguagem.


Comparação

A comparação relaciona dois elementos de universos distintos a partir da semelhança que mantêm. Diferente da metáfora, a comparação não emprega um termo no lugar de outro, mas é construída a partir do uso de conectivos comparativos. Vejam só como Chico Buarque, em “Construção”, utiliza o recurso:

Amou daquela vez como se fosse a última

Beijou sua mulher como se fosse a última

E cada filho seu como se fosse o último

E atravessou a rua com seu passo tímido

Subiu a construção como se fosse máquina

“Construção”, Chico Buarque

 

ATENÇÃO! Não confundir a comparação com a metáfora!

Enquanto as construções metafóricas são feitas a partir do uso de verbos no indicativo, de modo que um elemento seja diretamente substituído por outro; as comparações são feitas por conectivos, geralmente o conectivo “como”.

 

Hipérbole

A hipérbole é o exagero proposital utilizado para realçar uma ideia. Geralmente usado em situações extremas: muito amor, muita fome, muito frio ou calor!

Eu nunca mais vou respirar

Se você não me notar

Eu posso até morrer de fome

Se você não me amar

“Exagerado”, Cazuza

Eufemismo

Enquanto a hipérbole é a figura de linguagem que exprime uma ideia de forma exagerada, o eufemismo é usado para suavizar termos que podem soar como desagradáveis, de modo a causar menor impacto no interlocutor.

fig1

Ironia

A ironia é a figura de linguagem que consiste em fazer o uso de determinadas palavras para indicar o seu oposto. Ao dizer o contrário do que se quer dizer, a intenção é, na maioria dos casos, satirizar. É o caso da tirinha abaixo.

fig2

Pois bem, essas são apenas as principais figuras de linguagem. Não deixe de revisar todas elas, pois são cartas marcadas na sua prova!

Professora Aline

PenseBem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular