Reações de combustão
Após 24h, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio que atingiu um tanque de combustível em uma usina de cana-de-açúcar, na rodovia Antonio Celidônio Ruette, em Paraíso (SP), região de Catanduva (SP).
Os bombeiros conseguiram resfriar os outros tanques e evitar que o fogo se espalhasse que também estão carregados com etanol.
Assim que o incêndio foi controlado, os bombeiros conseguiram circular pela área para avaliar os danos causados pelo fogo. Apesar do vento, a fumaça tóxica tem ido para o lado oposto ao da cidade. O trabalho da moagem da usina precisou ser interrompido e nenhum funcionário ficou ferido.
Fonte: https://g1.globo.com
Quando uma substância, denominada combustível, reage com o gás oxigênio (O2), que é um comburente, a reação é classificada como combustão. O etanol (C2H5OH) é bastante inflamável, ou seja, é um ótimo combustível, e sua manipulação e armazenamento requerem certos cuidados.
Nas reações de combustão, a entalpia corresponde à energia liberada, na forma de calor, quando 1 mol de substância reage com o gás oxigênio, portanto essas reações são sempre exotérmicas. Sendo assim, o valor da entalpia é negativo (ΔH < 0). Como o calor é liberado, entende-se que a energia dos produtos é menor do que a dos reagentes.
Existem dois tipos de reações de combustão, a completa e a incompleta. O etanol, assim como outros combustíveis, pode sofrer os dois tipos de reações. Veja a seguir:
Combustão completa: maior quantidade de oxigênio; forma gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) e água.
C2H5OH (l) + 3O2 (g) → 2CO2 (g) + 3H2O (v) ΔH°C = -1367 kJ/mol
Combustão incompleta: menor quantidade de oxigênio; produz menos energia; forma monóxido de carbono (CO) e água.
C2H5OH (l) + 2O2 (g) → 2CO (g) + 3H2O (v) ΔH°C = -801 kJ/mol
Durante o incêndio havia oxigênio em abundância, por se tratar de um ambiente aberto, logo, a combustão completa foi favorecida. Porém, é possível que tenha sido formado também o monóxido de carbono, ainda que em menor quantidade em relação ao gás carbônico.
A fumaça tóxica citada no texto é rica em CO2, formado durante a queima do etanol. O CO2 é um óxido ácido e um dos responsáveis pela chuva ácida, que pode afetar a vida animal e vegetal, pois reage com a água formando um ácido, segundo a reação:
CO2 (g) + H2O (l) ↔ H2CO3 (aq)
Nas provas do Enem sempre há questões relativas a fenômenos da natureza ou poluição atmosférica. Fique atento às notícias. Elas podem nos trazer questões envolvendo diferentes assuntos, tal como foi feito nesse texto, no qual diferentes matérias de química foram abordadas. Fica a dica!
Assuntos relacionados:
– Termoquímica;
– Função orgânica: álcool;
– Função inorgânica: óxidos;
– Chuva ácida.