fbpx

Modelo de Questão Vestibular UERJ – Língua Portuguesa

Texto I Cultura Inútil: Honrados, dignos e virtuosos

Por Mouzar Benedito

Cadê eles? Estão no governo? No Congresso? No Judiciário? Nas redações de jornais e revistas? Nas emissoras de rádio e TV? Nas igrejas?

Nesses lugares todos tem gente posando como se tivessem essas qualidades e exigindo-as dos outros.

Na política, uma mesma coisa pode ser considerada “qualidade” e elogiada como virtude, se seu detentor for do seu partido, ou excomungada como grande defeito se for seu adversário. Por exemplo: se o cara é do tipo exigente e centralizador, para seus seguidores é um bom político, de pulso firme; para seus adversários, é autoritário, ditador. 10 Se o político ouve outras pessoas antes de tomar uma decisão, é um democrata, segundo seus seguidores, ou um frouxo vacilante, segundo os opositores.

Nas tais “mídias sociais” isso é cotidiano. Manipulam, vociferam defendendo honra, dignidade e virtudes que os próprios vociferadores não têm. E fechando os olhos para os desmandos de seus partidários…

15 Um bom exemplo desses “virtuosos” está numa historinha contada pelo Barão de Itararé:

O Dr. Lins estava danado da vida porque lhe haviam passado uma nota falsa de dois cruzeiros.

— Não se pode mais ter confiança em ninguém! — dizia ele. — Foi o trocador do ônibus que me deu a nota. Que ladrão!

20 — Quer me mostrar a pelega? — pergunta um amigo.

— Já não a tenho mais. Passei-a adiante.

 

Publicado em 26 de outubro de 2016 no blog da editora Boitempo (blogdaboitempo.com.br)

1) Nesses lugares todos tem gente posando como se tivessem essas qualidades e exigindo-as dos outros”. (2º parágrafo).

Indique a que se referem os pronomes “nesses” e “essas” presentes no período acima.

 

2) As aspas são elementos importantes para inferir sentidos. Explique, levando em conta as questões levantadas pelo texto, os efeitos de sentido produzidos pelas aspas em “qualidade” (linha 4), “mídias sociais” (l. 10) e “virtuosos” (l. 13).

 

3) Comente sobre o elemento provocador do humor na citação de Barão de Itararé. Informe qual o seu valor para compreensão do título do texto “Cultura Inútil: Honrados, dignos e virtuosos”.

 

 

 

 

 

Gabarito

R1.: A referência dos pronomes adjetivos é o substantivo ao qual se liga. Portanto, referem-se, respectivamente, a “lugares” e a “qualidades”.

R2.: As aspas são utilizadas nos sintagmas destacados para relativizar seus sentidos. A “qualidade” e a virtude dos “virtuosos” são circunstanciais, bem como as mídias são parcialmente “sociais”. Sendo assim, corrobora a proposta do texto de questionar os valores éticos anunciados pelos que dizem serem seus possuidores.

R3.: O humor consiste na contradição entre um reclamante que diz ser vítima de um golpe aplicá-lo a outro sem questionar sobre sua atitude. Essa mesma atitude hipócrita caracteriza os reclamantes da honra, da dignidade e da virtude citados no texto, mas que as tomam apenas quando lhes interessa, uma cultura cíclica de maus hábitos, inútil, por assim dizer.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular