fbpx

Por que fazer aula particular?

Muitos estudantes têm dificuldade para colocar em prática uma rotina de estudos eficiente. De acordo com a idade e/ou o objetivo, a pessoa precisa de planejamento e metas. Além disso, estudar sozinho demanda bastante compromisso e capacidade de compreensão. Por isso, ter a ajuda de um profissional é sempre uma estratégia muito bem-vinda!

Um especialista na área pode contribuir não somente com o conhecimento, mas também com o estabelecimento de relevâncias. Por exemplo, quando não sabemos determinada matéria, tendemos a estudar tudo o que for possível, às vezes de forma desorganizada. Nesse ponto, um professor particular é capaz de dizer por que tópicos começar, quais são os conteúdos de pré-requisito para entender o todo, que tipo de cobrança costuma ser feita sobre esses conteúdos, que tipo de exercício será mais eficaz etc.

Essa questão da prática é importante, pois um profissional pode avaliar qual a maior dificuldade do aluno e propor a ele atividades direcionadas. Tudo isso pode tornar o resultado da tarefa bem mais positivo. E, claro, ainda tem a vantagem de ter o apoio de alguém que domina o assunto e não deixará as dúvidas travarem o processo.

A aula particular também contribui para outro caso bem comum: “não consigo estudar sozinho”. São inúmeros os alunos que simplesmente não conseguem se concentrar ou disciplinar para ter um momento de estudo diário. Alguns relatam a necessidade de alguém para acompanhar o processo, outros dizem que não entendem a matéria sem ajuda. Isso não é nada assustador. Afinal, nem na escola se estuda sozinho!

Além dos estudos gerais, há uma área em constante procura: interpretação e produção de texto. Muitos jovens, atualmente, apresentam déficit na leitura e, consequentemente, na escrita. Em contrapartida, a Redação vem ganhando cada vez mais importância nas avaliações em todo o Brasil e isso requer boa desenvoltura por parte do aluno. Não há dúvidas de que um profissional especialista em Linguagem ajuda bastante, pois pode propor ao aluno diferentes métodos, sempre avaliando a necessidade deste. Na escrita, por exemplo, alguns estudantes “travam”, outros têm dificuldade para expressar suas ideias ou escrever de acordo com as regras. Enfim, em qualquer caso, a aula particular servirá, pois ela estará atuando justamente na particularidade daquele aluno.

É óbvio, então, que o professor particular é um grande parceiro na aprendizagem. Investir em um serviço de apoio como esse ajuda qualquer estudante, independentemente do nível de escolaridade ou da finalidade do estudo.

PenseBem

Coordenadora Paloma

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular