fbpx

Operação Carne Fraca!

Na última semana, o Brasil foi surpreendido pelos primeiros resultados da Operação Carne Fraca realizada pela Polícia Federal.

Vamos entender um pouco melhor o que aconteceu e como a geografia pode nos ajudar a compreender os desdobramentos dessa ação?

Resumidamente, a Operação Carne Fraca investiga a qualidade das carnes produzidas em território nacional e possíveis esquemas de corrupção envolvendo fiscais agropecuários e frigoríficos. Em outras palavras, a Polícia Federal apura se existe um esquema de fiscalização irregular e liberação de licenças nos principais frigoríficos de todo o país.

As investigações identificaram 21 unidades de produção suspeitas: 18 se localizam no Paraná, duas em Goiás e uma em Santa Catarina. Dentre as irregularidades, destacaram-se o uso de produtos químicos cancerígenos para maquiar carne vencida e o acréscimo de água para aumentar o peso dos produtos.

Todas essas informações e suspeitas plantaram uma série de dúvidas sobre a qualidade das carnes brasileiras, produto presente cotidianamente na alimentação da população e que, portanto, já demonstraria o potencial para causar impactos significativos no mercado interno brasileiro.

Como sabemos, a economia brasileira é pautada na exportação de produtos agropecuários. O que talvez muitos não saibam é que as carnes se destacam como o terceiro produto mais exportado pelo Brasil, atrás apenas da soja e do minério de ferro (fonte: BBC Brasil). Logo, com as descobertas da Operação Carne Fraca, o impacto na economia brasileira pode ser muito maior.

Países como os pertencentes à União Europeia, além de China, Chile, e Hong Kong, já anunciaram a suspensão temporária da importação da carne brasileira. O tamanho real desse impacto só poderá ser medido de acordo com o tempo que durar esse embargo. Podemos ver, na tabela abaixo, que alguns desses países configuram a lista dos que mais consomem carnes brasileiras.

Sendo assim, a operação Carne Fraca pode interferir em um dos principais pilares da economia brasileira. Alguns jornalistas já apontam como a maior crise do setor das carnes na história do Brasil e economistas preveem uma redução de até 20% na exportação de carnes. Reafirmando, a verdadeira dimensão de tudo só o tempo confirmará. Enquanto isso, o Brasil terá que batalhar para reconquistar a confiança do mercado internacional e dos próprios brasileiros!

Agora que já entendemos melhor o que está acontecendo, vamos ficar de olho no desenrolar das investigações e nas carnes que consumimos…

Até a próxima!

PenseBem

Professora Rafaela

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular