fbpx

Quem bombar na Química? Venha descobrir quem é o famoso… whey protein!

O suplemento alimentar conhecido como whey protein é uma mistura de proteínas, obtidas inicialmente a partir do soro do leite. Das proteínas do leite bovino, aproximadamente 80% são caseína e os 20% restantes constituem as proteínas do soro. Então, no processo de fabricação de queijos é feita a extração da caseína e resta um soro com muitas outras proteínas. Essas proteínas do soro são concentradas e vendidas como suplemento protéico: o famoso whey protein.

O suplemento protéico, então, é produzido a partir de um subproduto do processo de produção de queijos. A indústria alimentícia produzia o suplemento apenas através das proteínas do leite bovino, porém atualmente já existem concentrados protéicos extraídos de diversas outras fontes: carne bovina, ervilha, soja, feijão, entre outros.

As proteínas são constituídas de unidades menores, denominadas aminoácidos. Existem 20 aminoácidos principais (além de outros especiais) que podem se combinar de infinitas maneiras formando diferentes proteínas.

O nome aminoácido deixa bem clara sua constituição química: possui um grupamento ‘amino’ e um ácido carboxílico (Figura 1). Ambos são ligados a um carbono central quaternário, o carbono alfa, que quase sempre é quiral (aquele carbono ligado a quatro grupamentos diferentes,  lembra?).

Figura 1: Estrutura geral de um aminoácido (Adaptado de Wikipédia)

Então, uma proteína nada mais é do que uma cadeia (longa ou não) desses aminoácidos que se combinam através de ligações peptídicas. Este tipo de ligação ocorre pela ligação do grupamento ‘amino’ de um aminoácido com a parte ácida do outro aminoácido, resultando na perda de uma molécula de água (Figura 2).


Figura 2: Ligação peptídica entre aminoácidos genéricos (Adaptado de Biomedicina Padrão)

Os aminoácidos classificados como essenciais são somente obtidos através da alimentação; já os não-essenciais, são produzidos pelo nosso organismo e não precisam ser ingeridos na alimentação.

Os suplementos conhecidos como whey protein possuem alto teor de aminoácidos essenciais e aminoácidos de cadeia ramificada (comumente chamados de BCAA), bem como de mineral cálcio.

A beta-lactoglobulina (BLG) é o maior peptídeo (proteína) do soro e apresenta maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA – do inglês: Branched Chain Aminoacids), 25,1%. Devido ao seu médio peso molecular, apresenta alta resistência ao ataque do HCl do estômago, sendo absorvida apenas no intestino delgado.

Como o nome propõe, esses suplementos não devem substituir a ingestão de alimentos ou refeições, mas suplementá-las. Ainda não há estudos suficientes que comprovem o ganho de massa muscular diretamente associado ao uso de tais suplementos, mas muitos atletas e esportistas têm recorrido ao uso dele com objetivo de ganho muscular, manutenção, perda de peso e/ou melhora na performance.

E você, gostou de malhar o cérebro?

Bons estudos!

PenseBem

Professora Regina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular