fbpx

Entendendo a química do amor

Dia dos namorados chegou e nada melhor do que celebrar o amor. Certamente você já ouviu aquela clássica frase: “E aí, rolou uma Química?”. Não é por acaso! Amor tem tudo a ver com Química, ou melhor, amor é Química!

As sensações que temos em determinados momentos da vida, como felicidade, prazer, decepção, coração acelerado, respiração forte, euforia e bem estar, são causadas por conta de diversos hormônios produzidos pelo nosso corpo. Hormônios como as endorfinas, dopamina, oxitocina e adrenalina, responsáveis por algumas dessas sensações.

                Sabe aquele coração acelerado, suor caindo pelo canto da testa e um nervosismo além da conta quando se vê a pessoa amada? Então, ADRENALINA é o hormônio responsável por isso.

     

Sempre que nosso organismo se vê ameaçado fisicamente ou mentalmente, libera adrenalina. Aumenta os batimentos cardíacos, maximiza os funcionamentos da musculatura dos braços e pernas, e começa a consumir reserva de gordura adiposa. Está vendo? Paixão pode até emagrecer! Isso tudo é para que estejamos preparados para uma reação, nem que seja para fugir. (hahahaha!)

                E aquela sensação de felicidade por passar o tempo com a pessoa amada? Então, a DOPAMINA é o hormônio responsável por isso.

Fórmula estrutural da dopamina
Fórmula estrutural da dopamina

A dopamina é responsável por dar prazer quando fazemos algo de que gostamos ou quando estamos com pessoas que amamos, inclusive regula níveis de humor, aprendizado e memória. Também está ligada à dependência de jogos e álcool. A não regularização desse hormônio pode ocorrer doenças como o Mal de Parkinson.

                E a sensação analgésica de um abraço apertado? As ENDORFINAS são responsáveis por isso.

As endorfinas são responsáveis pela comunicação entre os neurônios, elas transmitem tranquilidade e bem estar, podendo combater até o estresse. Alguns estudos dizem que as endorfinas também ajudam no humor do indivíduo. Podemos encontrar altos níveis de endorfinas no corpo após exercícios físicos, relação sexual e ao comermos um pouco de chocolate.

                E aquele apego por quem amamos? Esse sentimento está ligado à OXITOCINA.

Fórmula da oxitocina
Fórmula da oxitocina

Esse hormônio é praticamente a definição de amor, ele é capaz de explicar o amor que há entre mães e filhos. A oxitocina está diretamente ligada à produção do leite materno, inclusive é responsável por ajudar mães a amamentar filhos adotivos. Também é responsável pelas nossas relações sociais, podendo ajudar no tratamento de alguns casos de autismo e esquizofrenia. Agindo em conjunto com a testosterona e a progesterona, melhora o prazer sexual, e é o hormônio aliado de relacionamentos de longa data. Esse, sim, pode ser chamado de “hormônio do amor”! Que hormônio maravilhoso!

No meio dessa tempestade química que encontramos no nosso corpo, vimos que os hormônios têm papel fundamental no nosso comportamento e sentimentos. Então, nada mais saudável do que amar e estar ao lado de pessoas que amamos.

OBS.: Quero ver quem vai dar o nome IUPAC da oxitocina!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular