fbpx

Telescópios do Tempo

Você já deve ter ouvido de alguém ou em algum lugar que, quando olhamos para o céu, estamos olhando para o passado. Mas, o que isso significa?

Ao olhar para uma estrela, vemos sua luz, mas não necessariamente a luz dela naquele exato momento… Vemos uma luz que viajou centenas de milhares de quilômetros para encontrar seus olhos. Às vezes essa viagem é tão grande e leva tanto tempo que, quando a luz finalmente chega, a estrela não existe mais. Sabe como isso ocorre?

Imagine a luz como uma bolinha brilhante. As estrelas, como o Sol, criam bilhões dessas bolinhas por segundo e jogam-nas no espaço vazio. Essas bolinhas viajam cerca de 300.000 quilômetros a cada segundo – para ter uma noção disso: elas dariam sete voltas e meia na Terra em apenas um segundo!

Com uma velocidade tão grande, por que a luz demora para chegar à Terra?

Isso acontece porque o espaço tem distâncias tão impressionantes quanto a velocidade da luz. Um bom exemplo é o sistema de Alpha Centauri. É um sistema de três estrelas que fica a 4,24 anos luz da terra (o mais próximo). Isso quer dizer que, se nossa bolinha tivesse saído de umas das estrelas de Alpha Centauri, ela levaria em torno de 4 anos e 3 meses para chegar aqui.

Para ficar mais claro ainda: quando a luz que enxergamos hoje de Alpha Centauri foi produzida e emitida em direção à Terra, o Brasil não tinha perdido de 7 a 1 da Alemanha e Dilma ainda era presidente no primeiro mandato!

Existem distâncias muito maiores, distâncias em que a luz leva centenas de milhões de anos para chegar. Assim, ao olhar para o céu, vemos luzes de diversos momentos do espaço e do tempo, tendo um mapa do passado. Partindo dessa ideia, podemos até dizer que temos máquinas do tempo, chamados de telescópios.

 

PenseBem

Professor Guilherme

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a PenseBem no Whatsapp
Agende sua aula particular